segunda-feira, 31 de maio de 2010

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Sabemos que a alimentação é importante para uma vida saudável. Frutas, verduras, legumes fazem parte da lista de alimentos que nos fazem bem. O problema é que grande parte destes, está contaminado por agrotóxicos, que fazem mal a nossa saúde.

Para que você fique apenas com as coisas boas dos alimentos, é importante ingerir os produtos orgânicos, que além de estarem livres dos agrotóxicos, possuem maior quantidade de nutrientes, pois em sua composição há menos concentração de água. Além disso, são mais saborosos e não agridem o meio ambiente.

Muitas pessoas acreditam que existem fórmulas ou produtos que eliminam os agrotóxicos dos alimentos na higienização antes de ingeri-los, porém, por exemplo, mesmo que você lave bem uma maçã por fora, os agrotóxicos já estão em sua polpa, e não só na casca.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA. Atualmente atende em consultório particular em São Paulo. www.nutrijobst.com


Fonte: Minha Vida


domingo, 30 de maio de 2010

UM DOMINGO PARA CURTIR A FORÇA DA PAZ

Simplesmente Flores...

Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar

Natureza, deusa do viver
A beleza pura do nascer
Uma flor brilhando a luz do sol
Pescador entre o mar e o anzol

Pensamento tão livre quanto o céu
Imagine um barco de papel
Indo embora pra não mais voltar
Indo como que Iemanjá


Trecho da música Shimbalaiê
Compositor(es): Maria Gadú

sábado, 29 de maio de 2010

PROFETA GENTILEZA

No dia 28 de maio de 1996 morreu o “profeta gentileza”. José Datrino, chamado Profeta Gentileza, tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. José Datrino nasceu em Cafelândia, São Paulo em 11 de abril de 1917.

Saiba mais sobre a vida do Profeta Gentileza




sexta-feira, 28 de maio de 2010

12ª EDIÇÃO DO CARIOQUINHA JÁ COMEÇOU!!!

No total, são 123 credenciados oferecendo descontos variados que vão de 10% a gratuidade para quem comprovar que é nascido ou morador do Rio de Janeiro e Grande Rio. O Carioquinha se estenderá até o dia 30 de junho. No total, são 123 credenciados, sendo 76 atrações turísticas, culturais e de entretenimento, 32 hotéis, 15 restaurantes.

O objetivo da ação é democratizar o acesso da população às atrações turísticas do estado, além de fomentar o setor numa época de baixa temporada. Assim, durante todo o período de vigência do Carioquinha, quem apresentar comprovante de residência e/ou carteira de identidade nas bilheterias dos pontos conveniados passa a usufruir os descontos e aproveita as programações montadas especialmente para o período.

As atrações estão disponibilizadas no site www.carioquinha.com.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SOPA DE ALFACE

O chef Mark Bittman, do New York Times, ensina como fazer a sopa de alface romana. Uma receita saudável, fácil de preparar e ideal para os dias de inverno.
Eu já provei a sopa fria. Ao servir coloquei no prato ricota amassada e tirinhas de peito de peru. Também experimentei a receita quente com pedaços de mussarela e cheiro verde. Pode parecer estranha, mas a receita fica uma delícia. O sabor é bem delicado, diferente!



Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga
2 pés de alface romana
1 cebola grande
Pimenta do reino branca ou preta
2 copos de caldo de galinha
1 copo americano de creme de leite



Veja o vídeo com o chef Mark Bittman ensinando como fazer a sopa de alface AQUI.



quarta-feira, 26 de maio de 2010

CUIDADOS PARA O BANHO DAS CRIANÇAS NOS DIAS FRIOS

Quando o inverno chega, a hora do banho é prorrogada até o último minuto. Sentimos frio só de pensar em se despir. E depois, com o banho terminado, não temos vontade de deixar o chuveiro por nada. O frio demanda uma preparação maior para o banho mesmo. Mas, se para os adultos é assim, imagine para os bebês.

A temperatura ideal
Uma vez escolhida a hora do banho, a temperatura da água precisa ser muito bem ajustada. "Com o frio do inverno, as mães têm tendência de preparar a banheira com água superaquecida, porém, isso pode ressacar a pele do bebê. O ideal é manter a água morninha, levemente quente", ensina a especialista.

Para saber se a água está morna, mergulhe na água a parte de dentro do antebraço. Como nessa região do corpo, a pele é mais fininha, você vai sentir se a temperatura estiver boa. Se a temperatura da água estiver mais quente que o ideal, a pele do bebê te dará os sinais, ficando vermelha.

Aqueça o ambiente
Deixar o lugar bem aquecido é fundamental para evitar que a criança leve um choque de ar frio, após a saída do banho. A especialista do Hospital São Paulo atenta para a necessidade de a mãe aquecer o ambiente em que a criança será higienizada ou vestida. "Fechar todas as portas e janelas é fundamental. Se a mãe tiver um aquecedor de ambiente deve usá-lo para esquentar o quarto (ou o banheiro). Deixá-lo dez minutos ligado antes do banho, já é suficiente para esquentar o ar", indica.

Além disso, a mãe deve manter a roupa que a criança irá vestir por perto. "A roupinha não deve ficar no banheiro porque pode ficar úmida. Mas é bom que ela já esteja separada, para evitar que a criança não fique muito exposta. Quando o banho for finalizado, a mãe deve enrolar bem o bebê rapidamente na toalha (que deve ser macia) para colocar a roupinha."


Leia a matéria completa no Minha Vida


domingo, 23 de maio de 2010

UM DOMINGO PARA RECOMEÇAR

Simplesmente Flores...

Triste é não chorar
Sim, eu também chorei
E não, não há nenhum remédio
Pra curar essa dor
Que ainda não passou
Mas vai passar!
A dor que nos machucou
E não, não há nenhum relógio(...)
Pra fazer voltar... O tempo voa!
E o que passou, passou
E o que marcou, ficou
Se diferente eu fosse será que eu teria sido amado
Por você, por você.

Música: Ainda não passou
Compositor(es): Nando Reis

sexta-feira, 21 de maio de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A HEPATITE

Hepatite é um termo que define uma inflamação do fígado, que pode ocorrer por várias causas, sendo as mais comuns, as infecções pelo vírus da hepatite.

Existem vários tipos de vírus da hepatite que infectam os seres humanos. São classificados por letras de A a E porém os mais importantes são os A,B e C. Cada um deles tem seu mecanismo de transmissão e medidas de prevenção específicas.

Como se pega a hepatite A
O vírus da hepatite A entra no corpo pela boca e se aloja no fígado onde se multiplica e depois é eliminado pelas fezes. O período de incubação dura em média 28 dias embora em certos casos possa variar de 15 a 50 dias depois do contágio.
O vírus da hepatite A contamina o ser humano através da ingestão de comidas ou água contaminadas pelo vírus. Não lavar as mãos adequadamente depois de usar o banheiro é um importante meio de contaminação de alimentos.
A grande maioria das pessoas infectadas desenvolverá uma infecção leve, sem complicações posteriores. Apenas 10 a 15% dos doentes poderá apresentar um período de retorno dos sintomas nos 6 meses após os sintomas desaparecerem.
A hepatite A não se torna crônica no organismo diferente das hepatites pelos vírus B e C.

Contaminação pelos vírus da hepatite B e C
Os vírus das hepatites B e C são transmitidos através do contato com sangue ou fluidos corporais de pessoas infectadas. A utilização de seringas compartilhadas por usuários de drogas injetáveis é um mecanismo importante na transmissão do vírus. A transmissão da mão para o feto também pode ocorrer durante a gravidez e o ato sexual não protegido é uma via de transmissão.
Diferente da hepatite A, mais de metade dos pacientes que é contaminada pelo vírus da hepatite B desenvolve sintomas. A hepatite B pode se tornar crônica e evoluir para cirrose e câncer de fígado.

Sintomas da Hepatite
Os sintomas da hepatite são os mesmos, independente do vírus que infectou o paciente. Sintomas típicos de uma infecção viral como febre, mal estar, fadiga e dor abdominal podem aparecer no início do quadro junto com outros
A inflamação do fígado libera na corrente sanguínea um pigmento, a bilirrubina que faz a pele e os olhos ficarem amarelos. As fezes se tornam esbranquiçadas chegando a cor de “massa de vidraceiro”. Ao mesmo tempo, a urina se torna escura podendo ficar da cor de café.
Depois da fase aguda a doença costuma regredir e a maioria dos pacientes evolui sem sintomas e fica imune a hepatite que contraiu.

Prevenção

Hepatiti A:
- Higiene rigorosa após usar o banheiro
- Limpeza adequada dos alimentos
- Cuidados com a água e esgoto de sua casa para evitar contaminação da água.

Hepatite B e C
Sexo seguro sempre
Não compartilhar seringas ou outros objetos que podem ser contaminados com sangue como, por exemplo, lâminas de barbear com pessoas que carregam o vírus da hepatite B ou C.

Doação de sangue
As pessoas que tiveram hepatite não devem doar sangue por uma questão de segurança para o sistema de transfusões.

Fonte: RJTV

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CELULARES PODERÃO TER 9 DÍGITOS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda a possibilidade de ampliar de oito para nove dígitos os números de todos os telefones celulares no País a partir de 2015. A medida consta de uma proposta colocada em consulta pública hoje, que prevê ainda a criação de um novo código de área para os celulares da região metropolitana de São Paulo.

As duas mudanças têm o mesmo objetivo: ampliar as combinações de números possíveis para os celulares, atendendo assim o forte ritmo de crescimento do mercado. A situação de São Paulo é a mais problemática. Até o fim do ano, as combinações de dígitos para a área devem se esgotar. Por isso, a Anatel propôs a criação de um novo código de área para a região.

Segundo o presidente da agência reguladora, Ronaldo Sardenberg, as adaptações que as empresas terão que fazer em suas redes a partir da utilização de um novo código são mais simples que o exigido para a inclusão de mais um dígito em todos os celulares no País.

A sugestão elaborada pela área técnica da agência para solucionar o problema de São Paulo é de se criar o código de área 10 para a região metropolitana. Assim, os celulares que entrarem depois da implantação da medida serão precedidos do número 10. Os atuais telefones manterão o código 11, que já faz parte do número, mas não é usado atualmente nas ligações locais.

Depois da mudança, para fazer uma ligação para os atuais celulares, a pessoa deverá discar 11 e o número antigo. Para chamar os celulares adquiridos a partir da alteração, será necessário discar 10 e outros oito dígitos. Por isso, na hora de dar o número para um cliente ou amigo, por exemplo, a pessoa terá que informar os dez dígitos.

A consulta pública ficará aberta até 1º de julho, segundo informou Sardenberg. Depois disso, as sugestões apresentadas pela população serão analisadas pelos técnicos da agência e o documento será encaminhado ao conselho do órgão regulador.

De acordo com a Anatel, no fim de 2009 existiam 25,47 milhões de celulares em operação na região metropolitana de São Paulo, enquanto a disponibilidade numérica é de 37 milhões. Com o novo código de área, essa capacidade subirá para 74 milhões.

Por: RENATO ANDRADE

Fonte: Agencia Estado



segunda-feira, 17 de maio de 2010

PÃO DE MEL DE MARMELO

Aprenda a fazer pão de mel de marmelo. Eu ainda não conhecia, mas vi a receita no Globo Rural, fiz e aprovei!...

Veja o vídeo

Ingredientes da massa
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 lata de mel
3 copos de farinha de trigo
1 colher pequena de café solúvel
1 colher pequena de canela em pó
1 colher pequena de cravo
2 colheres de café de bicarbonato de sódio
2 colheres pequenas de fermento químico



Ingredientes do recheio
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar cristal
2 colheres de sopa de polpa de marolo
Ingredientes da cobertura
½ quilo de chocolate meio amargo
½ quilo de chocolate em barra ao leite


Modo de preparo da massa
Junte em uma tigela o leite condensado, o mel, o café, a canela, o cravo em pó, o fermento e o bicarbonato. Bata e aos poucos misture o trigo e o leite. Quando os ingredientes estiverem misturados e a massa ficar bem homogênea coloque em formas untadas. Leve ao forno pré-aquecido.



Modo de preparo do recheio
Coloque o leite e o açúcar em uma panela e deixe ferver por uma hora. Depois, acrescente a polpa. Deixe esfriar.



Modo de preparo da cobertura
Derreta o chocolate e reserve.



Modo de montagem do pão
Depois de retirar os pãezinhos do forno é hora de montar. Acrescente o recheio e a cobertura. Então, a delícia está pronta.



domingo, 16 de maio de 2010

UM DOMINGO DE SAUDADE

Simplesmente Flores...



sábado, 15 de maio de 2010

ALEXANDRE FERREIRA RECEBE MARCUS MENNA NO ALÔ BOM DIA

No Alô Bom Dia desse sábado Alexandre Ferreira recebeu Marcus Menna, do grupo LS Jack. O grupo fez muito sucesso com a música Carla, mas parou por causa de graves problemas de saúde ocorridos com o vocalista depois de uma lipoaspiração. Marcus Menna, em 2004, ficou em coma por meses e como conseqüência adquiriu problemas na coordenação motora.


Mas, agora ele está de volta aos palcos. Marcos Menna e a banda LS Jack estão de volta!!! Na conversa bem humorada com Alexandre Ferreira, Marcus conta como foi dar a volta por cima, afirma que sempre acreditou na recuperação, e nunca perdeu a esperança de voltar a cantar.



Ouça a entrevista AQUI.




MARCUS MENNA VOLTA AOS PALCOS COM A BANDA LS JACK

No dia 1 de maio de 2010, a banda LS Jack retornou aos palcos com Marcus Menna nos vocais comemorando os 10 anos da banda em um show na Festa Nacional da cerveja, em Divinópolis, Minas Gerais.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

BRASILEIRO ESTÁ CONSUMINDO MENOS FEIJÃO

A mais famosa dupla da mesa do brasileiro anda meio desfalcada. Uma pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que o consumo do feijão tem caído nos últimos anos. Da década de 1970 para cá, a redução no consumo foi vertiginosa: quase 50%, segundo dados da Conab.

Alguns especialistas acreditam que essa alteração no cardápio é um dos motivos para o aumento dos casos de obesidade no país. “Se a pessoa comesse feijão, deixaria de beliscar a tarde toda, conseguiria comer o feijão, o arroz junto com alguma proteína animal e um monte de verdura. Com isso ela consegue ficar três, quatro horas sem fazer a próxima alimentação”, explica a nutricionista Patrícia Araújo Duarte.

Em Macapá, apenas 32% dos moradores consomem feijão diariamente. Belo Horizonte ainda tem um grande contingente de fãs. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 83% da população da capital mineira comem pelo menos uma porção de feijão por dia. “Tradição, tem o famoso tutu de feijão, o feijão tropeiro. Consumindo esses produtos, consumimos mais, muito por questão da nossa cultura, também”, afirma a mineira Aline Veloso, que é analista de agronegócio.

Fonte: Bom Dia Brasil


quarta-feira, 12 de maio de 2010

DICAS PARA ELIMINAR A CELULITE

Li essas dicas de como eliminar a celulite no site Minha Vida. As informaçõpes são do dermatologista Cesar Cuono. Para quem deseja eliminar os furinhos indesejáveis vale ler o texto e depois colocar em prática as dicas...

Para começar, o dermatologista Cesar Cuono explica que as celulites são resultado do acúmulo de gordura localizada,daí a importância de uma alimentação balanceada no controle do problema. "A celulite, ou Lipodistrofia Ginóide (nome científico), caracteriza-se pelo acúmulo de gordura ou pela diminuição da circulação vascular", diz.

Por que elas aparecem?
Antes de tentar aniquilar as celulites, é preciso entender como um problema consegue atormentar até 96% das mulheres. "Há pré-disposição genética e as mulheres são mais vulneráveis porque os hormônios femininos têm relação direta com o acúmulo de gordura. Por isso, o uso de anticoncepcionais pode agravar ou desencadear o quadro. Mas não podemos esquecer que a má alimentação, o ganho de peso, a vida sedentária e a pouca ingestão de água também colaboram é muito para o aparecimento das celulites”.

Alimentação
A alimentação inadequada pode colaborar e muito! para o aparecimento das celulites, isso acontece porque o aumento de peso é um dos responsáveis pelo desencadeamento dos furinhos. "Gordura, refrigerantes e doces podem sim colaborar para o aumento das celulites. O aumento de peso é a maior ameaça para a beleza da pele. No caso dos refrigerantes, por exemplo, uma dica está em optar pelos diet ou zero, já que o gás não faz a mínima diferença quando o assunto é celulite", diz o dermatologista.

Vida sedentária
Entre as comparsas da celulite, está a vida sedentária que, além de contribuir com o aumento de peso, diminui a drenagem linfática natural do corpo e pode até causar compressão local. "A vida sedentária é uma das grandes culpadas pelo aparecimento das celulites. Pessoas que ficam muito tempo sentadas, por exemplo, possuem grandes chances de apresentarem uma compressão local, que diminui a drenagem linfática do corpo, colaborando com o aparecimento das celulites. O ganho de peso que acomete pessoas sedentárias também provoca o aspecto casca de laranja na pele, principalmente nas pernas e no bumbum".

Roupas apertadas
As roupas apertadas são inimigas de uma pele lisinha e longe dos furinhos, porque diminuem muito a drenagem linfática natural, colaborando para o acumulo de gorduras.

Elimine
Os cremes são importantes para garantir um bom resultado quando o assunto é acabar de vez com os furinhos. Mas Cesar Cuono, explica que existem três atividades fundamentais para quem deseja bons resultados. São elas: dieta; exercícios físicos e ingestão de dois a três litros de água por dia.

terça-feira, 11 de maio de 2010

JACA NA CULINÁRIA NORDESTINA

A Dona Xepa hoje falou da: Moqueca de Jaca. Parece estranho? Essa receita faz parte da culinária nordestina. Tive a oportunidade de experimentar esse prato preparado especialmente por uma baiana especialista em panela de barro...

Moqueca de Jaca

Ingredientes:
1 jaca verde, pequena
3 tomates maduros
1 cebola
1 garrafa (200 ml) de leite de coco
1 garrafa (200 ml) de azeite-de-dendê
alho socado com sal;
tempero verde à vontade;
coentro e cebolinha.

Preparo:
Descasque a jaca e corte-as em rodelas finas. Ponha para cozinhar em água e sal.
Depois de cozida, escorra e desfie a jaca, dentro de uma vasilha com água fria, e escorra novamente.
Ponha os tomates e cebolas, já cortados, para refogar no óleo quente.
Coloque a jaca, o leite de coco e o dendê.
Deixe cozinhar bem. Por último, coloque o tempero verde.
Experimente o sal.
Sirva quente com arroz, farofa ou farinha.

Fonte:
Nordeste Web

segunda-feira, 10 de maio de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A PÊRA


A pêra é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, tem baixo valor calórico. Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.

Contendo ainda vitaminas A e C, a pêra é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Como contém muitas fibras, a pêra é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

A pêra de boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.

Durante o mês de janeiro é encontrada a preços mais em conta. Mas existe pêra importada de fevereiro a setembro. Contém cerca de 56 calorias em 100 gramas.


domingo, 9 de maio de 2010

UM DOMINGO COM AMOR DE MÃE

Simplesmente Flores...

Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra. (Barbosa Filho)


FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Filho que não valorizou a mãe em vida



Para ouvir a mensagem entre AQUI




Mãezinha só hoje pude entender
Sua eterna preocupação comigo!
É que agora, mãezinha, tenho saudade
do seu cafuné, do seu leite quentinho
levado na minha cama antes de eu dormir....
...da merenda que tão carinhosamente
a senhora preparava para eu levar para a escola!
Hoje entendo suas noites em claro....
Suas broncas quando eu tirava nota baixa...
Pequenos gestos..pequenas atitudes que
fazem tanta falta quando não temos mais....
A saudade no meu peito é grande , agora
que a senhora mora ao lado de Deus....
Mas fazendo essa oração de filho arrependido...
Oração, que vem do fundo do meu coração
Sinto sua presença amiga do meu lado....
Perdoando meus deslizes....acarinhando minha face...
E que emoção grande que eu sinto só de pensar
Na senhora segurando minhas mãos....sorrindo.....e me
Incentivando do jeitinho que só a senhora fazia.....
Hoje sei do seu imenso valor....do seu forte amor...
E sinto com o peito cheio de saudade,
minha eterna mãezinha,
que bom que a senhora, mesmo distante,
Me perdoou.... e sabe por quê ?
Porque só no coração das mães pode morar
o maior amor do mundo!

Autor: Antonio Marcos Pires



sábado, 8 de maio de 2010

ESTRESSE AFETA CORAÇÃO DE MULHERES JOVENS

O estresse no trabalho aumenta o risco de doença cardíaca em mulheres com menos de 50 anos, segundo um estudo feito com mais de 12 mil enfermeiras.

A pesquisa, realizada na Dinamarca e publicada na revista científica Occupational and Environmental Medicine, sugere que a pressão no trabalho tem maior efeito sobre a saúde de mulheres mais jovens do que nas que chegaram aos 50 ou 60 anos.

Segundo os pesquisadores do Glostrup University Hospital, outros fatores de risco podem ter papel mais importante no desenvolvimento de problemas cardíacos nas mulheres mais velhas. A entidade beneficente britânica British Heart Foundation recomenda que pessoas que estão sofrendo estresse no trabalho tentem lidar com o problema de maneira positiva.
Pesquisas brasileiras já evidenciaram que os infartos são duas vezes mais fulminantes no sexo feminino do que no masculino e que o uso de drogas também potencializa o risco nas mulheres.

Perfil de Risco
Participaram do estudo da Dinamarca, iniciado em 1993, 12.116 enfermeiras com idades entre 45 e 64 anos. Os pesquisadores perguntaram às participantes sobre o nível de pressão que sofriam no trabalho e como essa pressão as afetava pessoalmente.

Nos quinze anos seguintes, até 2008, os registros médicos das enfermeiras foram monitorados pelos pesquisadores. Em 2008, 580 enfermeiras haviam sido admitidas em hospitais com isquemia cardíaca - incluindo 369 casos de angina e 138 ataques cardíacos.

Depois de levar em consideração fatores de risco como fumo e diabetes, os especialistas verificaram que as enfermeiras que descreveram o nível de pressão que sofriam no trabalho como "muito alto" tinham 35% mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que as que não se sentiam afetadas pelo estresse. E quando a equipe analisou os resultados por idade, concluiu que apenas as mulheres com 50 anos ou menos foram afetadas significativamente.

Fonte: Ultimo Segundo

COMEÇA A VACINAÇÃO DE IDOSOS CONTRA GRIPE

Neste sábado, acontece a 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, contra a gripe comum. O lançamento da ação acontece nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nessas regiões, até 21 de maio, todas as pessoas maiores de 60 anos devem se imunizar contra o vírus, tal como ocorre todos os anos. Já nas regiões Norte e Sul, a vacinação de pessoas acima de 60 anos começou em 24 de abril e termina neste fim de semana. A divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.

É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 chega à reta final para os portadores de doenças crônicas, jovens de 20 a 29 anos e menores de dois anos. Quem pertence a um desses grupos deve se vacinar até sábado (8 de maio), pois a partir de segunda-feira (10), terá inicio a vacinação das pessoas de 30 a 39 anos.

Fonte: Ministério da Saúde

sexta-feira, 7 de maio de 2010

SUCO DE PEPINO

Dona Xepa falou do pepino e sugeriu o suco de pepino com abacaxi. Parece bem esquisito, mas tem sabor suave e é refrescante!


Esta hortaliça é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula, e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor.


Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga, e misturado com mel é excelente para combater as enfermidades da garganta. O suco do pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.
Seu período de safra é de novembro a abril.


Cem gramas de pepino fornecem 15 calorias.
Fonte: Vitaminas e Cia


RIO ECO RURAL

Principais avanços nos setores de orgânicos e pecuária de leite ganham destaque no II Rio Eco Rural

Sociedade Nacional de Agricultura participa da segunda edição do Rio Eco Rural, nos dias 13 e 14 de maio, em Nova Friburgo (RJ), mostrando os principais avanços do estado nos setores de orgânicos e pecuária de leite.

Estarão presentes aos debates, entre vários especialistas, Alberto Figueiredo, diretor da SNA e ex-secretário de Agricultura do Rio, e Sylvia Wachsner, coordenadora do Projeto OrganicsNet/SNA. O evento vai reunir autoridades governamentais, representantes da classe política e das áreas de agricultura familiar, pecuária, meio ambiente e turismo rural.

O II Rio Eco Rural tem por objetivo apresentar propostas para o desenvolvimento do meio rural fluminense. Outros assuntos de interesse também serão debatidos à ocasião, entre eles, Internet e telefonia no campo, a ausência de estradas de acesso às áreas de produção, a dificuldade de educação dos jovens que vivem fora do meio urbano, além da criação de incentivos fiscais para o setor rural.

O evento, realizado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), e pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, será aberto pelo governador Sérgio Cabral, e acontece no Teatro Ariano Suassuna, no cento da cidade serrana de Nova Friburgo.

Fonte: Luis Alexandre Louzada / Assessoria de Imprensa SNA

quinta-feira, 6 de maio de 2010

DORMIR POUCO PODE SER PERIGOSO

Li essa notícia no Jornal Extra e preciso rever minha rotina de sono. rsrsrsrsrsrsrsrsr...

Pesquisadores italianos e britânicos afirmaram que pessoas que dormem menos de seis horas por noite poderão ter uma morte prematura.

De acordo com um estudo feito pelos cientistas da Universidde de Warwick em colaboração com a Universidade de Medicina Federico 2º em Nápoles, Itália, pessoas que regularmente dormem menos que seis horas por noite tem chances 12% maiores de morrer em um período de 25 anos do que as pessoas que dormem o período ideal, de seis a oito horas.

O estudo, publicado na revista especializada Sleep, analisou os padrões de sono e mortalidade de 1,3 milhão de pessoas compilados em 16 pesquisas anteriores da Grã-Bretanha, Estados Unidos, países da Europa e da Ásia. Estas pessoas foram acompanhadas durante 25 anos - mais de 100 mil mortes foram registradas entre elas.

Na análise, os cientistas concluíram que a morte prematura pode ter ligações com pouco tempo de sono por noite ou sono excessivo, fora da faixa considerada "ideal", entre seis e oito horas.

Mas, enquanto poucas horas de sono podem ter uma ligação direta com problemas de saúde levando a uma morte prematura, o excesso de sono pode ser apenas um sintoma de outros problemas de saúde já estabelecidos, segundo os pesquisadores.

"Dormir de seis a oito horas por noite pode ser mais favorável para a saúde. A duração do sono deve ser encarada como um fator de risco comportamental adicional, ou marcador de risco, influenciado pelo ambiente e possivelmente tratável, por meio de educação e aconselhamento, além de medidas de saúde pública voltadas para uma modificação dos ambientes físico e de trabalho", afirmou o professor Francesco Cappuccio, chefe do Programa de Sono, Saúde e Sociedade da Universidade de Warwick.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

LÉO E BIA - FILME DE OSWALDO MONTENEGRO

Oswaldo Montenegro como cineasta no festival Cine PE o seu primeiro longa, “Léo e Bia”.

O filme conseguiu quebrar o preconceito de uma parte dos jornalistas do festival contra Montenegro. O filme é inspirado nas próprias canções de Montenegro e em sua juventude como diretor de um grupo de teatro em Brasília. No auge da ditadura nos anos 70, “Léo e Bia” concentra toda a sua ação em um palco, com personagens falando palavras de ordem, uma ciranda de amores e uma relação asfixiante entre mãe e filha. O longa é embalado por uma montagem ágil e criativa. O filme foi premiado em duas categorias: Melhor trilha sonora, e Melhor atriz, com Paola Duarte.



Para saber mais entre AQUI, no site oficial de Oswaldo Montenegro.



INTIMIDADE



Em março de 2008, Oswaldo resolve reunir seus amigos em seu apartamento no Rio de Janeiro totalmente pintado e decorado por ele mesmo e relembrar seus principais sucessos. INTIMIDADE, foi assim que ele resolveu chamar esse momento tão especial.

Então separei duas canções desse momento tão especial: Léo e Bia (com participação de Zeca Baleiro), e Estrada Nova.



LÉO E BIA



ESTRADA NOVA








terça-feira, 4 de maio de 2010

SAIBA MAIS SOBRE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

Disque Saúde – Transplantes: 0800 61 1997
Portal do Ministério da Saúde


O primeiro transplante de órgão bem-sucedido ocorreu em Boston, nos Estados Unidos, em 1954, quando um rim foi transferido do corpo de um homem para seu irmão gêmeo. À época, o volume de sangue perdido pelos pacientes devido ao procedimento impressionava até o mais frio dos cirurgiões. Atualmente, praticamente não há perda de sangue durante a cirurgia. Para se ter uma ideia, os primeiros transplantes de fígado duravam até 24 horas – prazo reduzido para cinco horas agora. Além disso, era preciso usar uma bomba de infusão rápida que injetava quase 20 litros de sangue no paciente no decorrer da cirurgia.

Quer saber mais sobre transplantes? Entre
AQUI e leia matéria publicada na revista Veja.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

BENEFÍCIOS DO ORÉGANO

O óleo extraído do orégano pode ser um tratamento efetivo contra uma bactéria perigosa e muitas vezes resistente a drogas, segundo um pesquisador do Centro Médico da Universidade Georgetown. Dois estudos mostraram que o óleo de orégano – em particular o carvacrol, um componente químico do orégano – parece reduzir infecções tanto quanto antibióticos tradicionais.

Harry G. Preuss, responsável pelo estudo, testou o óleo de orégano em uma bactéria do gênero staphylococcus responsável por uma variedade de infecções e que tem se mostrado resistente a muitos antibióticos. O óleo de orégano e a bactéria foram misturados em um tubo de ensaio e foram comparados os efeitos do óleo com efeitos de antibióticos tradicionais como estreptomicina, penicilina e vacnomicina. O óleo de orégano em pequenas doses inibiu o crescimento da bactéria tanto quanto os demais antibióticos.

Outro aspecto do estudo examinou a eficácia do óleo de orégano e do carvacrol, considerado o maior componente anti-bacteriano do orégano, em 18 camundongos infectados pela bactéria staphylococcus. Seis camundongos receberam óleo de orégano por 30 dias, e 50% desse grupo sobreviveu após o tratamento. Seis receberam carvacrol em óleo de oliva ao invés de óleo de orégano, sendo que nenhum sobreviveu mais do que 21 dias. Outros seis camundongos receberam óleo de oliva sem agentes (grupo controle) e morreram dentro de três dias.

A experiência foi realizada novamente para reiterar as descobertas, demonstrando que existem outros componentes no óleo de orégano além do carvacrol que possuem propriedades anti-bacterianas.

Fontes:
Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais, René Morgan. Editora Hemus, 1994.
O totum em Fitoterapia, Jean-Luc Sallé. Editora Robe, 1996.

domingo, 2 de maio de 2010

UM DOMINGO DE CALOR HUMANO

Simplesmente Flores...

"Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário, os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estrelar. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.”



Trechos de “Crônicas de amor” – Arnaldo Jabor



sábado, 1 de maio de 2010

DICAS PARA TER UMA VIDA SEXUAL DE QUALIDADE

Por Diogo Sponchiato

Um trabalho da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, acompanhou mais de 6 mil homens e mulheres de 25 a 85 anos para formular um novo índice, a expectativa de vida sexual. A questão é que, diferentemente de um grande amor, que parece ser providenciado pelo destino, o desempenho entre as quatro paredes do quarto depende, e muito, dos nossos hábitos.

“Observamos que um organismo pobre em saúde também sofre um bom abatimento da atividade sexual”, diz Natalia Gavrilova, uma das responsáveis pelo estudo. Isso significa que as pessoas seduzidas pelo sedentarismo, pela privação de sono ou por uma dieta gordurosa estão antecipando sua aposentadoria em matéria de diversão a dois. “À terceira década de vida, homens com um estado geral deficitário terão mais 30 anos de relações sexuais intensas, enquanto os sadios apresentarão no mínimo mais 37 anos”, revela Natalia. Não é diferente com as mulheres. As saudáveis ganham quase cinco anos extras de muito, muito prazer.

É inevitável que, em meio a esses achados, a gente toque em um assunto: seria então o envelhecimento um obstáculo ao sexo? “O problema não é a idade em si, mas as doenças que costumam aparecer com ela”, avalia a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Por isso, é preciso coibir desde cedo os fatores que desencadeiam obesidade, hipertensão...

Pelas preliminares desta reportagem já dá para sentir que a expectativa de vida sexual espelha, na realidade, nossos hábitos. Quem não fuma e foge dos abusos alcoólicos, por exemplo, sai por cima. A seguir você confere por que suar a camisa, afastar o estresse ou dormir bem também faz toda a diferença para manter-se na ativa por anos e anos.

EXERCÍCIO FÍSICO
Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta... Escolha uma modalidade ou combine todas elas e você irá ganhar um bônus: uma vida sexual bem mais quente. A ciência já tomou nota de que a atividade física previne problemas que amolecem o rala e rola. A começar pelo combate da obesidade, que dificulta as relações a dois. “Os exercícios ainda melhoram a circulação do corpo inteiro”, diz o cardiologista Carlos Serrano, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Assim, com o fluxo sanguíneo livre, o pênis não pena tanto para conquistar e manter as ereções e a vagina consegue ficar lubrificada com mais facilidade.


ALIMENTAÇÃO
A disposição na cama é influenciada por aquilo que você bota no prato. Maneire nos alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, que, com o tempo, atrapalham a viagem do sangue à região genital, algo fundamental para a excitação. Certos nutrientes, ao contrário, são muito bem-vindos. “O zinco dos frutos do mar, a vitamina E dos óleos vegetais e a proteína, de preferência de carnes magras, participam da formação dos hormônios sexuais que interferem no desejo e no prazer”, lista Vanderlí Marchiori, secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Claro que nenhum alimento sozinho faz milagre — nem adianta se esbaldar com amendoim, ovo de codorna.... “Também vale evitar excessos à mesa antes de transar”, lembra Vanderlí.

SAÚDE MENTAL
Quer o nome do maior inimigo do sexo? Estresse. “Sob tensão liberamos hormônios que reduzem à beça o apetite sexual”, avisa o psiquiatra Alexandre Saadeh, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. “É preciso localizar o foco do estresse para enfrentá-lo.” Manter a autoestima também é primordial — sobretudo para o sexo feminino, mais vaidoso por natureza. “Na mulher experiente, o bem-estar emocional pode compensar as perdas fisiológicas”, afirma a psicóloga especialista em sexualidade Cida Lessa, de São Paulo.

SONO
A cama de um casal feliz demanda momentos de folia, mas também requer muitas horas de paz. Estudos realizados pela Universidade Federal de São Paulo apontam que a privação de sono — seja porque o sujeito briga contra o cansaço, seja porque têm insônia patológica pra valer — arruína o desempenho sexual. “Para os homens, dormir mal altera a concentração de testosterona, aumentando a fadiga e o risco de disfunção erétil”, conta a biomédica Monica Andersen, que investiga o assunto. Para as mulheres, há indícios de que fugir do travesseiro também repercute sobre a libido. Portanto, identificar distúrbios como a apneia e a própria insônia é pré-requisito para dormir e transar numa boa

CHECKUP
O médico, independentemente da sua especialidade, é um dos principais aliados de uma vida sexual lá em cima. “É fundamental que o homem se submeta a exames periódicos”, defende o urologista Otto Chaves. Uma visita ao consultório pode flagrar colesterol nas alturas, problemas na próstata, enfim, situações que sabotam a saúde do pênis. Entre as mulheres, o checkup ginecológico vistoria se tudo está em ordem, acusando, por exemplo, se não há infecções capazes de provocar dor na hora agá, sem deixar relaxar nem gozar.

É um círculo vicioso, ou melhor, prazeroso. Quem está saudável faz sexo por mais tempo, e o sexo, por sua vez, deixa o corpo mais saudável. Claro que, ao juntar dois seres humanos, as coisas nunca são simples — por mais casual ou fugaz que pareça um encontro. A grande fonte de deleite da humanidade exige seus próprios cuidados. O leitor apressado talvez queira adivinhar: lá vem aquela conversa destinada aos jovens de que é preciso usar preservativo. Acertou pela metade. Sim, a camisinha é necessária, só que não apenas à moçada. Pesquisas recentes comprovam que a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a aids, cresce sobretudo entre as pessoas com mais de 40 anos. Um recente estudo da Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido atesta que, nessa gente, dobraram os casos de sífilis, gonorreia e companhia de 1996 para cá — e no Brasil não é diferente.

O que explicaria esse fenômeno? Parte da resposta está na popularização e no uso indiscriminado das drogas contra a disfunção erétil, que prolongaram a vida sexual de parceiros maduros. E a segunda parcela de culpa é apontada pelo geriatra Venceslau Coelho, do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. “Os mais velhos ainda não se habituaram a utilizar o preservativo”, constata. “Muita gente inicia um novo relacionamento na maturidade e ignora a camisinha”, completa o ginecologista Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano, também na capital paulista.

A solução para esse cenário, que transforma o sexo em vilão, justamente o oposto do que pregamos até aqui, estaria na conscientização de que não há idade para deixar de vestir o preservativo, sobretudo quando não existe um companheiro fixo no pedaço. “Por mais careta que possa parecer, quanto menos parceiros alguém tiver, menor o risco de doenças transmitidas sexualmente”, diz Ogeda. Aos casados, namorados ou solteiros convictos, fica o convite para se cuidar e garantir um longo e vibrante futuro sexual pela frente.



Fonte: Saúde!



  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO