segunda-feira, 3 de maio de 2010

BENEFÍCIOS DO ORÉGANO

O óleo extraído do orégano pode ser um tratamento efetivo contra uma bactéria perigosa e muitas vezes resistente a drogas, segundo um pesquisador do Centro Médico da Universidade Georgetown. Dois estudos mostraram que o óleo de orégano – em particular o carvacrol, um componente químico do orégano – parece reduzir infecções tanto quanto antibióticos tradicionais.

Harry G. Preuss, responsável pelo estudo, testou o óleo de orégano em uma bactéria do gênero staphylococcus responsável por uma variedade de infecções e que tem se mostrado resistente a muitos antibióticos. O óleo de orégano e a bactéria foram misturados em um tubo de ensaio e foram comparados os efeitos do óleo com efeitos de antibióticos tradicionais como estreptomicina, penicilina e vacnomicina. O óleo de orégano em pequenas doses inibiu o crescimento da bactéria tanto quanto os demais antibióticos.

Outro aspecto do estudo examinou a eficácia do óleo de orégano e do carvacrol, considerado o maior componente anti-bacteriano do orégano, em 18 camundongos infectados pela bactéria staphylococcus. Seis camundongos receberam óleo de orégano por 30 dias, e 50% desse grupo sobreviveu após o tratamento. Seis receberam carvacrol em óleo de oliva ao invés de óleo de orégano, sendo que nenhum sobreviveu mais do que 21 dias. Outros seis camundongos receberam óleo de oliva sem agentes (grupo controle) e morreram dentro de três dias.

A experiência foi realizada novamente para reiterar as descobertas, demonstrando que existem outros componentes no óleo de orégano além do carvacrol que possuem propriedades anti-bacterianas.

Fontes:
Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais, René Morgan. Editora Hemus, 1994.
O totum em Fitoterapia, Jean-Luc Sallé. Editora Robe, 1996.

3 Comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
03/05/2010 - 09h13m.
BENEFÍCIOS DO ORÉGANO! Jamais, ouvi, li ou escutei falar do bem que o Orégano nos faz. Aqui na minha casa usamos orégano, porque gostamos, o seu sabor é delicioso em diversos pratos. Hoje, nossa querida Renata, coloca em seu blog, algo muito importante sobre o orégano. Se até então o usávamos sem saber, agora, vamos usa-lo SABENDO!

Anônimo disse...

querida Renata, estou com dificuldades para adquirir óleo de orégano. poderia me ajudar? moro em Rondonópolis , Mato Grosso. Grata Rose.
qualquer ajuda mande para o e-mail rosenegro@hotmail.com

Fernanda Costa - RJ disse...

Prezada Renata,
Pude experimentar os benefícios do orégano através do chá. Sofria com muita cólica menstrual e depois que comecei a tomá-lo, senti um grande alívio.
Parabéns pelo blog.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO