sexta-feira, 21 de maio de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A HEPATITE

Hepatite é um termo que define uma inflamação do fígado, que pode ocorrer por várias causas, sendo as mais comuns, as infecções pelo vírus da hepatite.

Existem vários tipos de vírus da hepatite que infectam os seres humanos. São classificados por letras de A a E porém os mais importantes são os A,B e C. Cada um deles tem seu mecanismo de transmissão e medidas de prevenção específicas.

Como se pega a hepatite A
O vírus da hepatite A entra no corpo pela boca e se aloja no fígado onde se multiplica e depois é eliminado pelas fezes. O período de incubação dura em média 28 dias embora em certos casos possa variar de 15 a 50 dias depois do contágio.
O vírus da hepatite A contamina o ser humano através da ingestão de comidas ou água contaminadas pelo vírus. Não lavar as mãos adequadamente depois de usar o banheiro é um importante meio de contaminação de alimentos.
A grande maioria das pessoas infectadas desenvolverá uma infecção leve, sem complicações posteriores. Apenas 10 a 15% dos doentes poderá apresentar um período de retorno dos sintomas nos 6 meses após os sintomas desaparecerem.
A hepatite A não se torna crônica no organismo diferente das hepatites pelos vírus B e C.

Contaminação pelos vírus da hepatite B e C
Os vírus das hepatites B e C são transmitidos através do contato com sangue ou fluidos corporais de pessoas infectadas. A utilização de seringas compartilhadas por usuários de drogas injetáveis é um mecanismo importante na transmissão do vírus. A transmissão da mão para o feto também pode ocorrer durante a gravidez e o ato sexual não protegido é uma via de transmissão.
Diferente da hepatite A, mais de metade dos pacientes que é contaminada pelo vírus da hepatite B desenvolve sintomas. A hepatite B pode se tornar crônica e evoluir para cirrose e câncer de fígado.

Sintomas da Hepatite
Os sintomas da hepatite são os mesmos, independente do vírus que infectou o paciente. Sintomas típicos de uma infecção viral como febre, mal estar, fadiga e dor abdominal podem aparecer no início do quadro junto com outros
A inflamação do fígado libera na corrente sanguínea um pigmento, a bilirrubina que faz a pele e os olhos ficarem amarelos. As fezes se tornam esbranquiçadas chegando a cor de “massa de vidraceiro”. Ao mesmo tempo, a urina se torna escura podendo ficar da cor de café.
Depois da fase aguda a doença costuma regredir e a maioria dos pacientes evolui sem sintomas e fica imune a hepatite que contraiu.

Prevenção

Hepatiti A:
- Higiene rigorosa após usar o banheiro
- Limpeza adequada dos alimentos
- Cuidados com a água e esgoto de sua casa para evitar contaminação da água.

Hepatite B e C
Sexo seguro sempre
Não compartilhar seringas ou outros objetos que podem ser contaminados com sangue como, por exemplo, lâminas de barbear com pessoas que carregam o vírus da hepatite B ou C.

Doação de sangue
As pessoas que tiveram hepatite não devem doar sangue por uma questão de segurança para o sistema de transfusões.

Fonte: RJTV

1 Comentário:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
21/05/2010 - 09h47m.
HEPATITE! Lemos hoje no Blog da nossa querida Renata, uma explicação completa sobre esta terrível doença que ataca o FIGADO! Todos nós sabemos dos problemas que a mesma nos poderá trazer, mais com todas estas orientações, vamos tentar evita-la!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO