quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A LENTILHA, BATATA DOCE E INHAME

Para quem se preocupa com uma boa alimentação vale ler a matéria na íntegra, publicada pelo Minha Vida! Abaixo publico apenas um trecho da matéria.

Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas

Lentilhas: a lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp.


Batata doce: Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha mais também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado.


Inhame: ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas.


terça-feira, 23 de novembro de 2010

BRASILEIRAS SÃO MÃES CADA VEZ MAIS TARDE E ESTÃO TENDO MENOS FILHOS

Um levantamento do IBGE divulgado nesta sexta-feira (12 de novembro) comprovou que as mulheres estão realmente se tornando mães cada vez mais tarde. De acordo com as Estatísticas de Registro Civil, de 1999 a 2009 aumentou o número de mães na faixa etária de 30 a 34 anos (de 14,4% para 16,8%).

Cláudio Crespo, gerente de estatísticas vitais do IBGE, explica que há duas razões para essa alteração: uma social e outra demográfica. “Há o caso das mulheres com mais escolaridade, que se dedicam à carreira, além da questão do envelhecimento da população, que faz com que cresça proporcionalmente o número de mulheres com mais de 30 anos”, explica.

Essa alteração no padrão de fecundidade das brasileiras, de acordo com análise do IBGE, tem sido observada desde os anos de 1980, época em que começou a se verificar um declínio da fecundidade – e que ficou ainda mais acentuado na última década. Em 2009, a média de filhos por mulher foi de 1,96%.

O instituto também destaca que, entre 1999 e 2009, diminuiu o número de mães de 20 a 24 anos. Essa faixa etária continua sendo a que mais concentra o maior número de nascimentos, no entanto, o índice caiu de 30,8% para 28,3%. E entre as mães adolescentes também diminuiu: de 15 a 19 anos, a proporção de registros de nascimentos baixou de 20,8% em 1999 para 18,2% em 2009.

Fonte: Crescer


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CUIDADO COM O SÓDIO EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Publico abaixo trechos de uma matéria publicada na revista Época. Os valores de sódio em alguns industrializados são assustadores...

A quantidade de sódio encontrado na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5. É o que revela estudo apresentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quinta-feira (18), em Brasília. O estudo verificou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados.

O macarrão instantâneo com tempero também chamou atenção pela grande quantidade de sódio encontrada. "Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia", explica a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito. Quando analisados isoladamente, o macarrão instantâneo e os seus temperos, além da grande quantidade de sódio, apresentam uma grande oscilação desses teores de marca para marca. A variação chega a 7,5 vezes na quantidade de sódio nos macarrões instantâneos e a 7,2 nos temperos.


domingo, 21 de novembro de 2010

SUCOS QUE AJUDAM A ELIMINAR A CELULITE

Tomar diariamente um suco feito com pepino, beterraba, maçã e cenouras, ajuda no combate à celulite. O pepino hidrata e desintoxica o corpo. A beterraba auxilia na circulação sanguínea e varre as toxinas. Já a maçã e a cenoura contribuem no bom funcionamento do intestino.

Fonte: Extra



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOVAS REGRAS PARA MATRÍCULAS ESCOLARES

As regras novas de matrículas nos ensinos infantil e fundamental estão deixando muitos pais e escolas com dúvidas. O principal motivo é a idade mínima pra entrar na escola.

A mudança veio depois do aumento do ensino fundamental, que passou a ter nove anos de duração. Isso modificou a faixa etária para ingresso na primeira série mudou. Pra ser matriculada, a criança deve completar seis anos até 31 de março.

Agora, o Conselho Nacional de Educação criou uma exceção para o ano que vem: alunos que tenham freqüentado pelo menos dois anos de pré-escola podem ir para a primeira série, independentemente da data de aniversário.

Segundo o Ministério da Educação, a nova faixa etária para ingresso no ensino fundamental é uma sugestão, não precisa ser adotada obrigatoriamente. As escolas têm autonomia para seguir ou não essa mudança nas matrículas para o próximo ano.


Fonte: Jornal Nacional

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DICAS PARA MANTER O BANHEIRO MAIS LIMPO

O banheiro é uma das partes essenciais da casa, relacionado diretamente com a nossa higiene, por isso é fundamental que esteja sempre impecável. Para facilitar nesta tarefa, aqui vão algumas dicas.
1- Evite utilizar cestos para depósito de roupas sujas, pois isso gera mal cheiro, reserve uma parte da lavanderia para este fim.

2- Ao escovar os dentes enxágüe a pia retirando os resíduos de pasta, pois com o passar do tempo secam, acumulam sujeira e causam um ar de relaxo ao ambiente.
3- Ao tomar banho não deixe fios de cabelos grudados na parede ou sobre o ralo, junte-os e jogue-os no lixo.

4- Não deixe calcinhas ou cuecas penduradas sobre as torneiras, evite também deixar sapatos jogados pelo caminho.

5- Estenda regularmente os tapetes no sol, para evitar que a umidade cause mau cheiro.

6- Fique sempre atento também ao estado das toalhas, pendure-as sempre em local arejado, não se esquecendo da toalha de rosto, trocando-a com freqüência.

7- Ao usar o vaso sanitário limpe qualquer ‘resíduo’ que possa ter ficado ali com a escovinha.
8- Deixe um desinfetante reservado para o banheiro ou procure manter um climatizador (como o ‘Bom Ar’ por exemplo) sempre em mãos.

Essas são algumas dicas que podem lhe ajudar a prolongar a limpeza de seu banheiro por mais tempo, porém não se esqueça que nem tudo é como parece, só porque seu banheiro aparenta estar limpo não quer dizer que tenha que esperar até o próximo mês para fazer uma limpeza geral nele.


Fonte:
Blogers

domingo, 14 de novembro de 2010

UM DOMINGO PARA IRRADIAR FELICIDADE

Simplesmente Flores...


Quando a gente canta
Somente aquilo que a gente sente
Profundamente
Não há lugar nenhum para canção doente
Porque a alegria se derrama quente
Pois quando a gente canta alegria
A força da canção explode
Se irradia
É como a luz do sol sendo a luz da gente
É como a luz da gente sendo a luz do dia



(Felicidade – Composição: Gonzaguinha)



sábado, 13 de novembro de 2010

ALERTA DE EPIDEMIA DE DENGUE

Atenção! O verão está chegando e a Dengue pode voltar a fazer vítimas fatais no verão de 2011. Faça a sua parte para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
O texto abaixo são trechos de uma matéria publicada na revista Época.

Dez Estados correm risco de epidemia de dengue no próximo verão.
AGÊNCIA BRASIL

É o que revela levantamento do
Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (11). De acordo com o relatório, 123 cidades, entre elas 11 capitais (Salvador, Palmas, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória), devem entrar em estado de alerta, pois o índice de infestação ficou entre 1% e 3,9% dos imóveis avaliados.

O Ministério da Saúde apontou os fatores causadores da doença em cada região do Brasil. No Norte e Nordeste, a proliferação dos criadouros do mosquito transmissor se deve à ausência de água encanada para a maioria da população, o que obriga os moradores a estocar água em recipientes inadequados. No Sudeste e Sul, a principal causa são os depósitos de água parada nas residências, como vasos de plantas e piscinas descobertas. No Centro-Oeste, a falta da coleta de lixo é o fator predominante.

Os casos de dengue praticamente dobraram de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2009, de acordo com dados divulgados nesta quinta. De janeiro até 16 outubro foram registrados 936.260 casos no país, contra 489.819 no ano passado. No mesmo período, a doença levou à morte 592 pessoas. Em 2009, foram 312 casos fatais.

Para o coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue do ministério, Giovanini Coelho, uma das causas para o aumento do número de casos foi o ressurgimento do vírus tipo 1, que predominava na década de 1990. Por causa do período que esse vírus deixou de circular no país, grande parte da população não desenvolveu imunidade. Isso afetou, principalmente, regiões populosas dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Enquanto não surge uma vacina contra a dengue, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, conclama a população e as prefeituras para que ajudem a impedir o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A principal recomendação é evitar o acúmulo de água parada.



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GENE LIGADO A DOR CRÔNICA É DESCOBERTO


Cientistas de vários países descobriram o primeiro gene ligado à dor crônica. O gene foi identificado na drosófila, aquela mosca de fruta. Depois, foi estudado em ratos e, finalmente, analisado em humanos.

Chama-se Alfa-2-Beta-3, que confirma algo que pesquisas médicas começaram a indicar anos atrás, que é a importância das diferenças genéticas na forma como o cérebro processa a dor crônica.

Estudos feitos com gêmeos, por exemplo, mostraram que cerca de 50% das variações na sensibilidade à dor são hereditárias.

Até variações pequenas no Alfa-2-Beta-3 mostraram uma diferença grande no nível da dor sentida pelas pessoas, seja ela provocada por queimaduras ou por problemas crônicos na coluna, por exemplo.

Isso acontece porque o gene regula a passagem de partículas de cálcio pela membrana das células. E essas partículas são essenciais para controlar a transmissão, pelos neurônios, dos sinais da dor até o cérebro.

A descoberta é uma boa notícia principalmente para os 20% da população mundial que sofrem com dores crônicas. Existem mais de 500 outros genes que estariam ligados à dor e ainda precisam ser estudados.

Novos analgésicos, muito eficazes, poderão ser desenvolvidos à medida que a medicina entenda cada vez mais como a dor é levada pelas células nervosas até o cérebro.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DIABETES: COMEMORE O DIA MUNDIAL COM INFORMAÇÃO

A Aspen Pharma, juntamente com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), vai promover no próximo dia 12 de novembro (sexta-feira) ações gratuitas para conscientizar os cariocas sobre a doença. A palestra sobre a diabetes vai ocorrer às 12h30, no Auditório do Edifício Toronto 3.000, no Condomínio Le Monde, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

O Objetivo do evento é esclarecer as dúvidas e lembrar a importância de estarmos atentos à doença, que, muitas vezes é silenciosa. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.

No mesmo local do evento, serão distribuídos materiais informativos sobre a importância do bom controle das taxas de glicose e dicas de alimentação saudável. Além disso, será instalada uma tenda com enfermeiras realizando testes de glicemia e aferição de pressão arterial, e tirando dúvidas. Na ocasião, a sede da empresa será decorada com banners e materiais comemorativos e todos os funcionários vão usar camisetas de adesão à causa.

Celebrada oficialmente no dia 14 de novembro, a data mobiliza diversas associações ligadas ao diabetes, em mais de 150 países, com atividades diferenciadas. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é a pioneira no apoio a esta iniciativa e conta com a adesão de diversos parceiros em todo o país. Neste ano, por exemplo, os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e o Morro da Urca, serão iluminados em azul, fazendo referência à campanha.

Serviço:
Palestra: ‘Conhecendo o Diabetes’
Data: 12/11
Horário: 12h30
Local: Auditório Edifício Toronto 3.000
Endereço: Condomínio Le Monde - Avenida das Américas, 3.500 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ
*Não é necessário fazer inscrição


Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS MATAM MAIS DE QUATRO MILHÕES POR ANO

Infecções respiratórias como a gripe e outras causas de pneumonia matam 4,25 milhões de pessoas por ano, sendo muitas delas crianças, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (9).

Essas infecções representam 6% de todas as mortes no planeta, segundo o Atlas das Infecções Respiratórias Agudas, lançado pela Fundação Mundial do Pulmão.
"Sabemos que pelo menos 4 milhões de pessoas morrem de infecções respiratórias agudas, mas a comunidade sanitária global nem mesmo as reconhece como um grupo distinto de doenças", disse Peter Baldini, executivo-chefe da fundação.

"Com recursos relativamente modestos, há meios disponíveis para salvar milhões de vidas. Simplesmente precisamos de compromissos, políticas sensatas e investimentos estratégicos", acrescentou ele em nota.

O estudo mostra que as pessoas nos países mais pobres têm uma propensão bem maior a morrer dessas infecções. A mortalidade por pneumonia é 215 vezes maior em países de baixa renda do que nos países de alta renda, por exemplo.
Essa doença causa 20% das mortes de crianças no mundo, ou 1,6 milhão em 2008 - mais do que o dobro das 732 mil mortes causadas na infância pela malária, e muito mais do que as 200 mil mortes de crianças por Aids.

Há 156 milhões de novos casos por ano, sendo 97% nos países em desenvolvimento.
Da Reuters

Fonte: G1


terça-feira, 9 de novembro de 2010

FRUTAS PODEM ALIVIAR PRISÃO DE VENTRE

As frutas contribuem para o alívio da constipação, já que muitas delas são compostas por fibras. Mas é importante ingerir outras fontes de fibra, como grãos integrais, feijões e legumes. Beber muita água também umedece as fezes e facilita sua eliminação.Quem não gosta muito de tomar água pura pode colocar uma rodelinha de limão, laranja ou umas folhas de hortelã no copo, para dar um sabor especial. Outra boa idéia é deixar ameixas-pretas em uma jarra com água e beber dois ou três copos por dia.

Frutas indicadas: ameixa, mamão, manga, morango, laranja (com bagaço), abacaxi, jaca, figo e damasco.

Frutas contra-indicadas: goiaba, maçã, banana, pêra e caju.


Fonte: Crescer




domingo, 7 de novembro de 2010

UM DOMINGO DE BONS SENTIMENTOS

Simplesmente Flores...

A chuva lava saudade

O vento varre tristeza
O sol aquece meu corpo
O frio gela meu peito
E a lua feito um farol

O coração de quem ama
Irradia mais sentimento
Cadente frágil bondade
Mergulhada no silêncio
Apesar do seu compasso
Marcando as horas no tempo
O rio bebe montanhas
O mar vomita segredos
O mel das flores do campo
O leve dançar das palmeiras
No ventre verde da mata
O fruto da natureza



Natureza Viva (Composição: Geraldo Azevedo e Carlos Fernando)


terça-feira, 2 de novembro de 2010

GRAVIDEZ E SONO

As grávidas que dormem demais ou muito pouco nos primeiros três meses de gestação parecem ter maior risco de apresentar pressão alta e complicações relacionadas à pré-eclampsia nos últimos meses de gravidez, de acordo com especialistas da Universidade de Washington, nos EUA.

Fonte: Extra

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO