quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A HEPATITE B PARA JOVENS

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inicia dia primeiro de setembro a campanha de vacinação contra a Hepatite B para as pessoas de 11 a 19 anos.

O objetivo é aumentar a cobertura desta faixa etária, que não está totalmente imunizada, pois a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação desde o ano de 2001. A expectativa é imunizar cerca de 450 mil jovens, elevando a abrangência para 95% deste grupo.

A campanha acontece durante todo o mês de setembro em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A vacina é dada em três doses, sendo a segunda em outubro e a terceira em março de 2011. É importante que as três doses sejam aplicadas para que a proteção seja realmente eficaz. Os vacinadores também visitarão os abrigos e escolas da Prefeitura.

A Hepatite tipo B é uma doença crônica e silenciosa. Leva anos para se desenvolver no organismo e quando os sintomas surgem, a doença já está em estágio avançado. A melhor maneira de se prevenir é a vacinação, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Pessoas com risco elevado de se infectar, como profissionais de saúde, manicures e usuários de drogas, além de outras categorias, também devem ser vacinadas nas unidades de saúde durante o restante do ano.

A Hepatite B é transmitida principalmente a partir de relações sexuais, além do uso de drogas intravenosas (seringas e agulhas compartilhadas) e aspiradas (canudos e cachimbo compartilhados) e de instrumentos de manicure, odontológicos e cirúrgicos não esterilizados, ou esterilizados inadequadamente e do compartilhamento de objetos de uso pessoal, como alicates de unha, barbeadores, escovas de dente, etc.

Para evitar o contágio, deve-se usar preservativos (camisinhas) em todas as relações sexuais, usar seringas e agulhas descartáveis, observar a esterilização adequada de materiais odontológicos e cirúrgicos e não compartilhar objetos de uso pessoal que possam ter tido contato com sangue.

Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde levando a carteira de vacinação, a caderneta do adolescente ou os comprovantes anteriores de vacinação contra a Hepatite B, para que seja avaliado o número de doses a serem realizadas. Mais informações e os endereços dos postos mais próximos podem ser obtidos no Telessaúde, no 3523-4025.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO