sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SUS VAI DISTRIBUIR NOVOS MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS

A partir do próximo ano, os postos de saúde vão distribuir seis novos medicamentos fitoterápicos. Serão fármacos produzidos à base de alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona da soja e unha de gato. Por enquanto, os remédios feitos com plantas medicinais, financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são dois: de espinheira santa e guaco. A pedido do Ministério da Saúde, mais de 60 plantas também estão sendo estudadas.

O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior, explica que a escolha desses fitoterápicos considerou as evidências científicas de segurança e eficácia.

“Vamos ampliar as opções terapêuticas para a população. Ao oferecer esses fitoterápicos, aliamos a sabedoria e a prática popular às evidências científicas desses medicamentos”, afirma.

Ele observa que os remédios são extraídos de espécies da flora brasileira não ameaçadas de extinção. A OMS recomenda que os países usem os recursos naturais disponíveis no próprio território na atenção primária à saúde.

Nascimento destaca que a oferta dos fitoterápicos não interfere na distribuição de produtos alopáticos pelo SUS. A prescrição dos fitoterápicos será realizada pelos médicos — vários defendem que este tipo de produto causa menos efeitos colaterais — e os pacientes terão acesso a eles nos postos de saúde gratuitamente.

ERVAS UTILIZADAS PELO SUS

ALCACHOFRA
Dores na região abdominal associadas a disfunções relacionadas ao fígado e à bile AROEIRAProblemas ginecológicos e infecciosos

CÁSCARA SAGRADA
Constipação ocasional (prisão de ventre)

GARRA DO DIABO
Anti-inflamatório indicado para dores lombares e artroseISOFLAVONA DA SOJA Climatério (coadjuvante no alívio dos sintomas)

UNHA DE GATOA
nti-inflamatório nos casos de artrite reumatoide e artrose

ESPINHEIRA SANTA
Gastrites e úlceras

GUACO
Tosses e gripes

Fonte: O Dia

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO