quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SAIBA COMO RECICLAR LÂMPADAS


Li essa entrevista assinada por Alexandre Mansur, na Época, e achei interessante. Ela faz parte de uma série chamada “Como jogar fora” que tem como objetivo explicar como descartar de forma correta alguns objetos e materiais complicados...



Volta e meia alguém dá informações detalhadas sobre como reciclar as lâmpadas fluorescentes. Isso é importante porque elas contém materiais tóxicos. Mas e a velha e popular lâmpada comum, a incandescente? O que fazer quando ela queima ou quebra? Para responder, procuramos Roberto Castañon, diretor Técnico da Osram do Brasil.



Época: Como devo descartar as lâmpadas incandescentes? Devo jogar no lixo comum? Se for assim, como jogo: embrulho num jornal, coloco num plástico para não quebrar?
Roberto: É sempre importante descartar os resíduos que produzimos em locais que fazem a coleta seletiva. Dessa maneira, é possível reutilizar aquilo que nos serviu por um tempo para a confecção de outros materiais úteis. No caso das lâmpadas incandescentes, além do vidro é possível aproveitar novamente os componentes metálicos. Sendo assim, é recomendado que os consumidores procurem postos especializados e preparados para a realização desses processos.


Época: Devo separar como lixo reciclável? E aí, como embalo para não quebrar? Ou não machucar quem for fazer a coleta?
Roberto: Em relação a uma possível quebra do bulbo de vidro, o problema maior está ligado aos profissionais que trabalham com a coleta do lixo. Sendo assim, é importante que até o trajeto final, ou seja, até o posto de triagem do lixo, se tenha o máximo de cuidado com o transporte e o manuseio das lâmpadas incandescentes. Uma dica interessante é carregá-las em pequenas caixas de papelão ou mesmo embrulhá-las em jornal. O fato de o bulbo estar quebrado não traz grande influência para o processo de reciclagem em si, pois durante esse procedimento o vidro será inevitavelmente triturado para que passe pelo ciclo de transformações que o fará voltar a circular em forma de um novo produto.


Época: E se a lâmpada incandescente já estiver quebrada? O que fazer com os cacos?
Roberto: Como já foi dito, a maior preocupação em relação aos cacos está ligada à segurança de quem irá manusear os resíduos até que eles cheguem ao processo de reciclagem. Com isso, quero dizer que nesses casos é importante tomar cuidados com o manuseio das lâmpadas incandescentes, pás e vassouras. Não é recomendado pegar os cacos com as mãos nem descartá-los em lixo comum sem qualquer tipo de invólucro, já que isso poderá provocar ferimentos em outras pessoas (como os garis, lixeiros ou até mesmo os funcionários do condomínio).

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO