segunda-feira, 15 de março de 2010

PESQUISA MOSTRA BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

Estudo divulgado nesta segunda-feira (15) descobriu novos efeitos da vitamina D. Cientistas americanos acompanharam mais de 30 mil pessoas durante um ano. Aqueles que aumentaram o nível de vitamina D no organismo passaram a ter menos hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e infartos. Pesquisas anteriores mostraram que a falta da supervitamina pode elevar o risco de câncer, diabetes, tuberculose e esclerose múltipla.

A vitamina D é encontrada em ovos, cereais, leite, peixes. Também é produzida pelo próprio organismo humano quando entra em contato com o sol. Mas ficar exposto aos raios solares para buscar a vitamina D é arriscado. Sem proteção adequada, podem surgir outros problemas, como câncer de pele.

Nieca Goldberg, da Universidade de Nova York, recomenda aos pacientes com deficiência da vitamina o consumo de suplementos – encontrados nas farmácias ou nos alimentos, mas sempre com orientação médica. Vitamina D demais provoca náusea, vômito e confusão mental, por exemplo. O melhor é, de vez em quando, fazer exames para verificar o nível da vitamina D no sangue. Até porque a medicina ainda não tem certeza de todos os beneficios da vitamina D.

"São estudos recentes, com resultados promissores, mas mas nós ainda não podemos dizer com certeza que é uma pílula mágica”, diz Goldberg.

Fonte: Jornal Nacional

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO