terça-feira, 23 de março de 2010

ÁGUA MATA MAIS QUE GUERRA, DIZ RELATÓRIO DA ONU

Li essa matéria na revista VEJA e fiquei assustada com a informação. Abaixo publico trechos da matéria. Para os mais interessados pelo assunto o conselho é ler a matéria na íntegra - LEIA

Mais pessoas morrem por causa de água poluída a cada ano do que por todas as formas de violência, inclusive guerras, diz o relatório "Água Doente", da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta segunda-feira, no Dia Mundial da Água.

O relatório também enfatiza a necessidade de se fornecer água limpa em todos os países e lembra que cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos líquidos - incluindo esgoto e lixo industrial - são despejados diariamente nos ecossistemas, ajudando a espalhar doenças.

"Se não formos capazes de gerenciar nosso lixo, isso vai significar mais pessoas morrendo de doenças relacionadas à água", disse Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor-executivo do programa de meio ambiente da ONU.

Outros dados mostram que a melhora do gerenciamento da água de reúso na Europa resultou em significativas melhoras ambientais no continente, mas adverte que a quantidade de zonas mortas nos oceanos continuam a se espalhar por todo o mundo. Zonas mortas são áreas sem oxigênio, fenômeno causado pela poluição.

"Se o planeta de 6 bilhões de pessoas deve chegar a 9 bilhões até 2050, precisamos ser mais inteligentes coletivamente sobre como gerenciamos nosso lixo, incluindo resíduos líquidos", disse Steiner. No documento, a ONU lembra que a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola e lembra também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico.

(Com Agência Estado)
Fonte: Veja





Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO