segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO PARA AS RACHADURAS!

O diagnóstico de deficiências estruturais ou de vícios construtivos pela inspeção visual requer conhecimentos técnicos e experiência para distinguir quadros de lesões, daqueles que não representam dano. Qualquer diagnóstico estrutural deve ser feito por um engenheiro civil, de preferência especializado em estruturas.

As causas do mau funcionamento de edificações residências urbanas podem ser as mais diversas. Elas têm origem num dos fatores abaixo:
- deficiência de projeto;
- deficiência de execução;
- excesso de sobrecarga;
- má conservação;
- impacto ou demolição parcial.

Todos estes defeitos tornam a estrutura ineficiente, podendo ocorrer trincas, deformações ou lesões mais graves sendo o estágio final um desabamento.

A conservação das construções é de responsabilidade dos proprietários, que segundo a lei, respondem civil e criminalmente por qualquer dano que a construção venha a causar a terceiros.

Alguns indícios de risco
· Trincas em princípio são indícios de funcionamento inadequado da estrutura. Seja qual for a trinca, caso não seja superficial, deve ser avaliada por um profissional. As trincas superficiais se limitam ao revestimento e não ocorrem nas duas faces da parede.
· Quando a estrutura trabalha e chega a estalar, é sinal que o material está sendo esmagado. É uma indicação de um processo grave que deve ser avaliado a curto prazo.
· Trincas horizontais ou verticais, ao longo de arestas de vigas e pilares indicam corrosão do aço e deterioração do concreto.
· Concreto com manchas avermelhadas ou castanho avermelhadas, são indícios de corrosão no aço.
· Aço exposto com corrosão também é uma deficiência grave, pois demonstra que a cobertura de proteção já não existe.
· Concreto armado deteriorado requer recuperação com técnicas e materiais adequados. O custo de recuperação estrutural do concreto deteriorado cresce exponencialmente com o grau de deterioração.

Veja outras informações importantes no site da Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO