sábado, 17 de outubro de 2009

PROJETO 'EDUCANDO PARA SUSTENTABILIDADE" USA ORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO MULTIDISCIPLINAR


Projeto "Educando para a Sustentabilidade" contribui para a redução do índice de vandalismo e indisciplina em escola na zona sul de São Paulo. Horta Orgânica é utilizada como instrumento multidisciplinar.
O Centro de Pesquisa Mokiti Okada - CPMO apresentará na feira internacional Biofach, a ser realizada de 28 a 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, um projeto de horta orgânica denominado "Educando para Sustentabilidade" realizado na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, em Parelheiros. Esta iniciativa consiste em atividades regulares na horta e está cooperando com a formação social das crianças.

No local, as crianças cuidam da manutenção da horta e do cultivo de alimentos orgânicos que são inclusos no cardápio da escola. Os professores de português, matemática e de outras disciplinas utilizam o espaço para desenvolver trabalhos de suas respectivas matérias na horta. Por exemplo, livro de culinária, acompanhamento das medidas e cálculo do espaço entre os canteiros e informações sobre preservação ambiental.

Após dois anos de projeto, alguns resultados já foram obtidos conforme explicou o diretor da escola Rinaldo Meroni. Segundo ele, houve redução nos casos de indisciplina e vandalismo e um crescimento no pertencimento e auto-estima dos alunos. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo - IDESP de 2008 demonstra como o trabalho esta sendo positivo. No relatório a escola superou a meta de 2,47 para os estudantes das 8ª séries do ensino fundamental chegando a 2,74. Já na classificação dos alunos do 3° ano do ensino médio, o índice foi de 2,93 enquanto a média era de 1,44.

Além deste projeto o CPMO apresentará na feira os Sistemas de Manejos de Solo e Animal, do Programa Horta em Casa & Vida Saudável e In Company e os estudos e técnicas da agricultura natural.

O coordenador do projeto Fernando Augusto de Souza, o diretor da escola, professores e alunos estão à disposição para entrevista.

Fonte: Assessoria de comunicação
comunicacao@fmo.org.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO