sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SEDENTARISMO PODE FAVORECER PROBLEMA DE SAÚDE NAS CRIANÇAS

Hábito crônico de grande parte dos brasileiros, assistir televisão é a atividade sedentária que pode causar mais problemas no coração em futuros adultos. A conclusão faz parte de um estudo feito com crianças americanas e espanholas, que diz que a máquina de entretenimento ainda é uma vilã mais poderosa que video-games e a própria internet.
Para chegar ao resultado - publicado em arquivos de medicina pediátrica e adolescente e divulgado pela revista Time - pesquisadores usaram como parâmetro a pressão sanguínea das crianças, praticando atividades que requerem pouco movimento.

"O comportamento sedentário, especificamente o ato de ver televisão, é relacionado a pressão sanguínea, independentemente do nível de gordura ou peso da pessoa", explica o doutor Joey Eisenmann, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Michigan.
Sabendo disso, as duas variáveis da pesquisa foram o tempo assistindo TV, informação passada pelos pais das crianças, e a medição da pressão do sangue. Durante uma semana, 111 crianças foram monitoradas realizando atividades do gênero, como ver TV, usar o computador, jogar vídeo-game, ler ou qualquer outra ação sem muito movimento.
O resultado: crianças que assistiam entre 90 e 330 minutos de televisão por dia apresentaram níveis até sete vezes maiores de pressão do sangue do que as crianças que ficavam em frente ao aparelho por menos de meia hora. No geral, cinco horas do dia foram usadas em atividades sedentárias, dentre elas 1.5 hora para televisão, computador e vídeo-game.

Hábito passivoA Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças menores de dois anos não assistam TV e que as um pouco mais velhas não passem de duas horas. De acordo com a pesquisa, no entanto, o diferencial é exatamente a passividade do ato de ver televisão.
Fonte: O Dia


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO