terça-feira, 21 de julho de 2009

FALAR PALAVRÃO PODE AJUDAR A ALIVIAR A DOR


Pense duas vezes antes de criticar quem solta palavrão quando dá uma topada. Um novo estudo garante: o palavrão é um recurso do cérebro para suportar a dor.
Em nome da ciência, um pessoal no Centro do Rio de Janeiro aceitou repetir uma experiência feita na Universidade de Keele, na Inglaterra. A pessoa tinha que meter a mão em um balde de gelo para ver quanto tempo agüentava. Primeiro, caprichando no palavrão. Depois, era a outra mão que ia para o gelo. Dessa vez, só palavras inofensivas. No teste realizado na Inglaterra, quando soltavam palavrões, os voluntários aguentaram em média 40 segundos a mais. Ou seja, eles sentiram menos dor.

“Quando você coloca o palavrão pra fora, você automaticamente está colocando a sua raiva, você está ativando seu mecanismo de defesa, de luta e fuga”, explica Norma Fleming, neurologista da Clínica de Dor da UERJ.

“Quando a gente ativa esse mecanismo, não há espaço para sentirmos dor, porque senão a gente não vai conseguir proteger o nosso corpo. Com isso você ativa o sistema analgésico”, completa.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO