terça-feira, 28 de julho de 2009

DICAS PARA CONTROLAR O ESTRESSE E SINTOMAS DEPRESSIVOS



Depressão é uma doença e, como uma doença, nem sempre é possível evitar que ela se instale. Mas sintomas depressivos podem ser causados por estresse – e isso sim pode ser evitado.
Se você quer viver a vida tranquilamente e garantir que não vai ser acometido por aquela tristeza incômoda, confira aqui as dicas do psiquiatra Geraldo Possendoro. Antes, no entanto, vamos entender por que o estresse causa depressão. E, para isso, é preciso entender o que é o estresse. “Estresse não é apenas ansiedade”, explica Possendoro.
“É uma situação que ocorre quando a pessoa está exposta a uma ansiedade crônica, repetida”.

Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico.
“Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea. A glicose sanguínea é o combustível que faz com que nós possamos andar, falar ou até fugir e lutar numa situação difícil”, explica Possendoro.

Ou seja, o cortisol é uma coisa boa. Mas, com moderação. “Esse mecanismo, quando é acionado repetidamente, prejudica o sistema imunológico e aumenta a morte celular, principalmente de neurônios”, diz o psiquiatra. Sim, cada vez que você se estressa, você perde neurônios.

Quer mais motivo que esse para tentar ficar calminho? Estresse a longo prazo gera depressão, queda de cabelo, alergias e infecções freqüentes. E, embora pareça difícil se livrar desse vilão, não é impossível.


Dicas:
Alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes.
Praticar exercício físico regular e com orientação de um profissional
Mudar de ambiente. Procure ambientes agradáveis.


Veja o vídeo com a explicação do especialista que foi publicada no G1

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO