terça-feira, 7 de julho de 2009

ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR O HUMOR



Li esta matéria na revista Época e já fiquei com vontade de ler o livro A Dieta do Bom Humor, da nutricionista Sonia Tucunduva Philippi. Abaixo publico alguns trechos da matéria...

A alimentação pode contribuir muito para a melhora ou piora do humor das pessoas. Confira o que comer quando estiver estressado, precisar de mais ânimo ou de descanso e saiba que o chocolate, em poucas quantidades, é um dos melhores amigos do bom humor .

Que mulher nunca mergulhou numa caixa de bombons quando se sentiu rejeitada ou na mais terrível TPM? Comer para tentar resolver problemas psciológicos é um dos maiores dramas da humanidade porque, invariavelmente, acaba gerando problemas de saúde, especialmente a obesidade. Segundo a nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, autora do livro A Dieta do Bom Humor, a forma de saborear os alimentos e os ingredientes escolhidos têm um papel relevante no bem-estar.

Pode parecer banal, mas comer devagar é um fator fundamental para não exagerar. De acordo com Sonia, o tempo mínimo para finalizar uma refeição é de 20 minutos, período necessário para que o cérebro receba a informação de saciedade. Comer rápido, portanto, significa comer mais durante esses minutos - e perceber a saciedade muito depois do que deveria. Para ajudar a contornar o mau hábito de comer rápido, tente apoiar os garfos no prato enquanto mastiga - lentamente.

O ambiente calmo, a mastigação lenta e a experiência sensorial da refeição - sabores, texturas, aromas e cores - ajudam a desestressar. Alguns alimentos também. Segundo a especialista, que é professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o chocolate - um dos grandes vilões das balanças - pode ter influência positiva sobre o humor, desde que ingerido em pequeníssimas porções. Para ela, 30 gramas são o suficiente. O espinafre teria uma ação antidepressiva; o leite, relaxante; talos de verduras verdes diminuiriam a irritação e a banana aumentaria a sensação de bem-estar.

O que comer quando se sentir triste ou deprimido, em vez da caixa de bombons?

O chocolate pode ser comido, desde que em pequenas quantidades. Ao se sentir triste ou deprimida, a pessoa deve buscar apoio, mas não em caixa de bombom. Se comer muito, pode engordar demais e ter ainda mais um problema com que se preocupar. Se for impossível não comer, faça deste um momento único, mastigando lentamente e apreciando o sabor com prazer. Dê preferência aos chocolates amargos, meio amargos e sem recheio. A atividade física ajuda a liberar serotonina, substância que oferece um tipo de compensação sensorial comparável à do chocolate, com a vantagem de não ter contraindicação.
Alimentos como brócolis, espinafre e folhas verdes escuras, além de pimenta, aveia, leite, banana madura, manga, melão, frutas secas, laranja, maracujá, jabuticaba, alface e peixes também podem ser consumidos para ajudar a diminuir a necessidade por chocolate e melhorar o humor.

O que comer na TPM, em vez de doces?

Na TPM, as mulheres devem consumir mais cereais integrais (centeio, trigo integral e soja); nozes, amêndoas, avelãs, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará e amendoins; espinafre, agrião, rúcula, couve, salsinha e alface; óleo de soja, azeite de oliva; peixes de água fria, como o salmão e o bacalhau; frutos do mar; leites e queijos brancos. Alguns nutrientes presentes nesses alimentos, como magnésio, zinco, cálcio, ácidos graxos, vitamina A, B6 e E, ajudam a combater os sintomas da TPM. Há evidência científicas de que uma substância chamada lactucina, presente nos talos das verduras e legumes, pode agir como calmante e diminuir a irritação no período pré-menstrual.

O que comer quando se precisa trabalhar e produzir intensamente, em vez do café?

As atividades diárias como trabalhar, praticar esportes, comer e dormir devem ser planejadas de forma equilibrada. Quando houver necessidade de aumentar a intensidade de trabalho, seu corpo gastará mais energia. Por isso, deve-se aumentar o consumo de todos os alimentos da dieta, mas de forma harmônica. O café é uma bebida estimulante, que contém cafeína e não deve ser ingerida em excesso - mais do que 5 xícaras por dia ou até menos, de acordo com a sensibilidade da pessoa à substância.

O que comer quando se sentir estressado, em vez de fumar?

Quem quer ter boa saúde deve evitar o fumo e o álcool. O estresse pode aparecer em situações diversas e a pessoa deve saber lidar com ele sem usar o alimento ou o cigarro para esta finalidade. A organização das atividades de trabalho, momentos para atividade física e lazer e uma alimentação equilibrada são essenciais para a prevenção e a redução do estresse.

O que comer quando se está mal humorado?

Para reduzir o mau humor, alimentos como brócolis e aveia, que contêm triptofano, podem auxiliar a levantar o astral. Outros alimentos, como o espinafre, têm uma possível ação antidepressiva; o leite produz um efeito relaxante sobre toda a musculatura e a banana estimula a produção de serotonina. Esses alimentos dão ao corpo uma sensação de bem-estar. Uma alimentação saudável, com a presença de todos os grupos alimentares da pirâmide, sempre contribui para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, melhor humor.

O que comer ou beber para manter-se cheio de energia?

O chocolate tem influência sobre nossas atividades e humor, uma vez que pode aumentar a síntese de serotonina, proporcionando sensação de bem estar ao organismo. Uma barrinha de chocolate de 30 gramas é o suficiente. Mais do que isso, devido ao alto valor calórico, pode ser prejudicial.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO