quarta-feira, 13 de maio de 2009

POR QUANTO TEMPO O ÓLEO DE COZINHA PODE SER USADO?


Vi esta matéria no Jornal Hoje e são informações que ajudam a manter a sua saúde em dia. O meio ambiente também agradece!...

Depois de analisar o óleo usado por restaurantes do tipo self-service, o pesquisador Marcos Mendonça, da Universidade de Brasília, concluiu que para manter a qualidade o produto deve ser trocado no máximo a cada seis dias.

“Até o sexto dia de fritura no óleo, este óleo está em boas condições de fritura. A partir daí, eu já encontrei níveis altíssimos de degradação”, diz o pesquisador.

Nos restaurantes e em casa, as regras para cozinhar de forma saudável são as mesmas: não complete o óleo velho com novo, guarde o óleo usado com tampa e longe da luz, filtre o produto após o uso, frite alimentos de origem vegetal e animal em panelas separadas. Desta forma a gordura saturada das carnes não contamina outros alimentos. A gordura -mais sólida, se deposita com mais facilidade nas artérias- aumenta o risco de problemas no coração.

E quando o óleo não serve mais, o que fazer com ele?
Despejar no ralo da pia prejudica meio ambiente. Um laboratório da Companhia de água e esgotos de Brasília pesquisa alternativas. Uma delas é bem simples e pode ser usada aí na sua casa.
“Ela pode pegar uma latinha, uma lata pequena com tampa, pode colocar polvilho, aí você começa a colocar o óleo nesse polvilho. Vai se formar uma liga, uma gosminha, e você vai revirando esse polvilho, colocando mais óleo, revirando, revirando, até o momento que isso vai saturar. Quando isso tiver saturado você pode descartar essa liga no lixo comum”.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO