quarta-feira, 13 de maio de 2009

CARRO DE CORRIDA É FEITO COM VEGETAIS


Na Inglaterra, um grupo de pesquisadores usou uma matéria-prima bem diferente para a fabricação de um carro de corrida. O correspondente Marcos Losekann mostra o resultado. Batata, cenoura, soja, feijão, alface. Parece a receita de uma bela sopa, mas tem tudo a ver com um carro de corrida, o Fórmula 3, categoria bastante popular no automobilismo da Inglaterra. Os ingredientes foram usados na fabricação da carroceria. O mais impressionante: o combustível é biodíesel feito de chocolate.

Tirando o chassi, as rodas, o motor e outros componentes que são basicamente de alumínio, ferro e aço, todo o restante do carro é feito de material ecologicamente correto. O que mais chama a atenção é o volante, que num carro de corrida pode ser retirado. É de fibras de cenoura. Não é à toa que o Fórmula 3 já considerado o primeiro ''carro comestível'' do planeta. O apelido, digamos, culinário, é só mais uma forma de mostrar o quanto esse carro é especial. É claro que ninguém vai comer as peças, brincam os inventores, todos alunos e professores da universidade de Warwick, em Coventry, norte da Inglaterra.

Segundo eles, a vantagem do material é ser infinitamente reciclável. As carcaças dos espelhos retrovisores, por exemplo, são feitas de fibra de feijão. O aerofólio, de batata. O banco, de soja. As laterais, de alface. Materiais tão ou mais resistentes do que o plástico ou a fibra de vidro. Por enquanto, é só um protótipo. Mas os inventores esperam que logo, logo, carros vegetais e ecologicamente corretos consigam levar o meio ambiente à vitória.

Fonte: Jornal Nacional

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO