MINISTÉRIO DA SAUDE LISTA PLANTAS MEDICINAIS DE INTERESSE DO SUS
Vi esta matéria no Jornal Nacional e fiquei animada com o assunto. Mas, lembre-se: não faça uso de nenhuma planta, chá ou terapia alternativa sem orientação de um profissional. O ideal procurar um fitoterapeuta e seguir também as orientações do seu médico.
O Ministério da Saúde deu o primeiro passo para aumentar o número de remédios feitos à base de plantas medicinais e oferecê-los pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Usar plantas medicinais é um costume do brasileiro. De norte a sul do país, tem sempre um mercado como esse com vários tipos de ervas. Muitas plantas foram pesquisadas e cientificamente foi comprovada a presença de princípios ativos e a eficácia no tratamento de doenças. Por isso, o Ministério da Saúde anunciou uma lista com 71 nomes de plantas de interesse terapêutico. Isso significa que, se forem desenvolvidos medicamentos fitoterápicos a base de plantas, o SUS pode disponibilizá-los para a população.
“Nós chegamos a esse número, 71, na realidade, é para tentar focar um pouquinho mais as pesquisas, concentrar as pesquisas nessas plantas”, afirma Kátia Torres, técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
A estimativa é de que 2 mil plantas brasileiras sejam usadas como remédios naturais pela população.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário