terça-feira, 17 de março de 2009

GORDURA SATURADA PODE FAZER MAL AO CÉREBRO


Que a gordura é uma vilã para a saúde, a ciência já sabe. Mas um grupo de pesquisadores brasileiros parece ter decifrado um dos mecanismos pelo qual ela faz mal. Ela interfere no funcionamento do cérebro, alterando a função do controle do apetite.


Após cinco anos de estudos com ratos, o Laboratório de Clínicas Médicas da Unicamp conseguiu identificar as consequências da gordura saturada - aquela que tem origem animal - no cérebro. Ela atua diretamente no hipotálamo, região responsável pelo controle do apetite e gasto energético. De acordo com os estudos, a gordura mata os neurônios encarregados de transmitir a informação de que o corpo já está safisteito.

"Portanto, a perda de alguns desses neurônios pode ter consequências bastante desastrosas para manutenção desse equilíbrio entre fome e gasto energético", explica o pesquisador da Unicamp Lício Velloso.

No experimento, os ratos comeram por impulso, muito além do que precisavam. E engordaram. Agora, os cientistas analisam, por meio de tomografias, os reflexos em seres humanos. O próximo passo é desenvolver medicamentos que eliminem os efeitos dessa gordura no cérebro. Eles recomendam cuidados no consumo dessa substância.

"Quanto mais gordura insaturada, ou seja, óleos vegetais, você puder consumir, melhor. Porque o dano causado ao neurônio é menor com essa gordura."



Fonte: Jornal Hoje


1 Comentário:

Patrícia Campos disse...

Vejo pessoas tacando sal sem dó nem piedade em qualquer estebelecimento, isso inclui o da residência. Quando uso sal é em batatas fritas e pouco, o meu organismo agradece.
Legal as matérias de saúde que você tem colocado.
Abraços,
Pat

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO