quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

METEOROLOGISTAS ALERTAM SOBRE PERIGO DE RAIOS


No Rio de Janeiro, em poucos dias, foram registrados 3 acidentes com raios, inclusive com vítimas fatais. No RJTV especialistas deram dicas que como evitar acidentes com raios. Publico abaixo trechos da matéria...

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, informou que nos 20 primeiros dias de 2008, 1.570 raios caíram no estado do Rio. Este ano já foram 23.017 - número quase 15 vezes maior.
Os engenheiros do Inpe culpam o fenômeno conhecido como "La Ninã", que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, provocando alterações no clima. Os meteorologistas lembram que as tempestades acontecem, geralmente, nos fins de tarde. Por isso, é importante evitar áreas montanhosas ou descampadas, como as praias, nesse período. “A pior escolha que a pessoa pode ter é se abrigar embaixo de uma árvore numa tempestade de raios. O raio procura o caminho mais rápido entre a atmosfera e o chão. Então, qualquer objeto pontiagudo é um atalho pra ele. Logo, ele vai procurar árvore ou mesmo a nossa cabeça se nós estivermos num descampado, desprotegidos de tudo. É importante procurar abrigo”, alerta o meteorologista Lúcio de Souza.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO