INMETRO FAZ O TEXTO DO CHOPE
Esta matéria foi exibida no programa Fantástico do ultimo domingo e publico aqui apenas alguns trechos. Infelizmente isso não acontece somente com o chope. Você já pesou um saco de um quilo de feijão ou um pacote de biscoitos? Eu já! E o resultado me deixou realmente chateada. O feijão tinha 920 gramas e o biscoito que deveria ter 280 gramas tinha apenas 240. Galera que gosta de beber um chopinho, fique atenta!...
Brasileiro está entre os dez maiores bebedores de chope do mundo.
Técnicos do Inmetro percorreram 75 bares de cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília. Na maioria dos bares e restaurantes, o volume do chope vendido, ou seja, o líquido mais o colarinho dissolvido, era menor do que o anunciado no cardápio.
O copo de vidro também foi alvo da blitz. O nome do fabricante e a capacidade devem estar gravados no fundo do copo. Isso raramente acontece. Outra questão: será que o copo tem capacidade para o volume de chope anunciado no cardápio? Em Salvador, por exemplo, 17% dos copos testados pelo Inmetro eram menores. O chope deveria ser de 300 ml, mas o copo tinha capacidade para 290 ml.
"A partir desses resultados vimos que o consumidor está claramente sendo lesado. O Inmetro quer regulamentar o assunto colocando uma marcação no copo de tal forma que o consumidor passe a ter aquela informação da quantidade efetiva do copo", comenta o gerente de incentivo à qualidade do Inmetro Luiz Carlos Monteiro.
A idéia do Inmetro é fazer aqui no Brasil o que já acontece em outros países, como na Inglaterra e na Alemanha: uma marca no copo aponta a quantidade de líquido que o chope deve ter. Mais ou menos colarinho, quem decide é o consumidor.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário