segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DICAS PARA A HORA DE ESCOLHER FRUTAS E VERDURAS


A escolha errada de frutas, verduras e legumes frescos para consumo pode trazer prejuízos à saúde.

É preciso verificar a consistência, a textura e a cor do alimento. Qualquer detalhe que passa despercebido pode ser perigoso, segundo a nutricionista Michely Capobiango.

É importante analisar aspectos para verificar se o produto passou do ponto de consumo. “A gente deve avaliar toda a fruta e ela tem que estar inteira, sem rachadura para garantir que não houve contaminação”, diz Michely. Folhas como alface e couve também merecem atenção. Manchas amareladas e furos podem demonstrar que o produto está estragado. No caso dos tomates, a presença do talo preserva o alimento por mais tempo e evita contaminações. Outra dica é não apertar os alimentos, porque isso degrada a fruta e ela estraga com mais rapidez. Depois das compras, o cuidado com a limpeza dos alimentos também é fundamental para garantir um consumo saudável.
Mesmo frutas consumidas sem a casca, como a laranja ou a banana, por exemplo, devem ser lavadas em água corrente. “Normalmente a laranja fica exposta na cozinha e isso pode causar contaminação por algum roedor que passe durante a noite. Quando descascamos a fruta, o contato das mãos pode contaminar o que será consumido”, afirma Michely.
A maneira correta de lavar os alimentos, segundo a nutricionista, é em água corrente, sem detergente, e depois deixá-los imersos em uma solução de água com água sanitária. A medida correta é uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. O alimento deve ficar imerso na mistura por 15 minutos. O uso de buchas ou escovas não é adequado porque pode danificar o alimento e favorecer a contaminação na água sanitária.

Fonte: Do G1, com informações do Bom Dia Minas

1 Comentário:

Anônimo disse...

Estou disposta a divulgar o máximo possível o suco da luz do sol, pois tenho certeza das suas vantagens para a saude.Passe pelo blog: www.leitedaterra.blogspot.com por lá a sua visita é muito importante para mim.

Fica aqui a receita base do Sumo da Luz do Sol
Ingredientes:
2 maçãs biológica picada com casca e sem semente
1 pepino biológico médio
3 folhas de couve biológica ou outra hortaliça verde escura biológica
3 ramos de hortelã, capim limão ou erva cidreira
1 mão de grãos germinados
1 ramo de grama de trigo
1 raiz como gengibre ou cenoura biológica
1 legume como batata-doce ou inhame biológico


Modo de fazer:
Coloque a maçã picada no processador ou liquidificar e use o pepino como socador até que o primeiro líquidos se forme.
Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, os legumes e as raízes.
Coe num coador de pano e beba logo em seguida.

Boa semana

Márcia

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO