segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CRIANÇAS SÃO MAIORIA ENTRE VÍMIMAS DE INTOXICAÇÃO

Novamente um alerta quando aos cuidados no armazenamento de medicamentos e material de limpeza. Quem tem criança em casa precisa ter cuidado dobrado. Guarde medicamentos e material de limpeza em local alto ou armários trancados, longe do alcance dos pequenos. Evite acidentes!!!
Confira esta matéria publicada no G1.

Quando se trata de intoxicações, as crianças são as maiores vítimas e as casas onde vivem, verdadeiros campos minados. Um raio-x dos casos registrados no estado do Rio de 2006 a 2007, feito pelo Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), revelou que, em 38% dos atendimentos, os medicamentos são a principal causa, seguidos por produtos como água sanitária e detergentes.

O fácil alcance a esses agentes químicos faz com que crianças de até 9 anos protagonizem 54% dos 3.666 casos registrados.
“Faltam campanhas educativas. Por mais que você fale para não deixar medicamentos e outros produtos nocivos ao alcance, as pessoas não acreditam no risco”, explica a toxicologista Lília Ribeiro Guerra, coordenadora clínica do Centro de Controle de Intoxicações, hoje o único em funcionamento no estado.

Letra de médico
Quando se trata de medicamentos, a intoxicação pode ser acidental, como quando uma criança toma meio vidro de xarope como se fosse um refrigerante. Mas, segundo Lília, são comuns também os erros na administração, seja porque os pais deram uma dose maior sem acompanhamento médico ou porque a letra do médico na receita é ilegível.
(...)

No país, quase 108 mil casos por ano
Em 2006, foi criado um Sistema Nacional de Notificações, com o objetivo de melhorar o registro de casos de intoxicação no país. Os dados nacionais têm características semelhantes às do estado do Rio. Os últimos números disponíveis são de 2006, quando foram registrados 107.958 casos de intoxicação humana.

Os principais agentes tóxicos que causaram intoxicações foram os medicamentos (30,5%), os animais peçonhentos (19,9%) e os domissanitários (11%), que incluem produtos como água sanitária e detergentes.
As crianças menores de 5 anos são vítimas em 24,1% do total de casos no país, enquanto os adultos de 20 a 29 anos respondem por 18,9%, e os de 30 a 39 anos, por 13,6% dos casos.

Como ligar
O Disque-intoxicação (0800-722-6001) funciona 24 horas por dia. O número pode ser discado de qualquer região do país e a ligação é direcionada para o centro mais próximo.

Segundo a médica Lília Guerra, é importante ter em mãos o rótulo do produto e dados sobre a sua composição química ao ligar para o serviço. Em casos de acidentes, deve-se identificar ainda o horário em que ocorreu e a quantidade que foi ingerida.

Daniella Clark

Do G1, no Rio
Editoria: Rio de Janeiro / intoxicação
28/09/08 - 08h27 - Atualizado em 28/09/08 - 08h27http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL774140-5606,00-CRIANCAS+SAO+MAIORIA+ENTRE+VITIMAS+DE+INTOXICACAO+DIZ+PESQUISA.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO