segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EM PERNAMBUCO: LICOR DE PÉTALAS DE ROSA

Não sou chegada a bebidas, mas fiquei com vontade de provar...

Aos 66 anos, a irmã Áurea de Freitas dá continuidade a uma tradição que já se tornou popular entre os moradores e visitantes do município de Triunfo (PE). A exemplo do que foi ensinado há mais de dez anos pela irmã alemã Gundeman Fisher, Áurea produz, no convento onde vive, um licor de pétalas de rosa. O preparo da delícia, de acordo com Áurea, não é difícil, mas exige paciência e dedicação. ‘’Recolho pessoalmente as pétalas mais antigas das rosas que cultivamos em nosso jardim e as deixo de molho por quatro ou cinco meses na cachaça produzida artesanalmente aqui em Triunfo’’, afirma. A religiosa diz que as rosas vermelhas costumam deixar o licor mais escuro e com um sabor levemente amargo. As rosas brancas, no entanto, fazem um licor mais suave. ‘’Eu prefiro fazer licores apenas com um tipo de rosa, mas de vez em quando acabo misturando, o que dá um sabor também especial’’, diz.
Depois de deixar as pétalas de molho, Irmã Áurea coa o líquido e acrescenta açúcar e água no recipiente, já sem as pétalas. E após uma fervura, segundo ela para engrossar o licor, a bebida já está pronta para ser experimentada e vendida no convento, por valores que variam entre R$ 4 e R$ 8. ‘’Quando a irmã Gundeman faleceu, paramos de produzir o licor, porque foi ela quem criou a receita e ela mesma fazia, eu só observava. Com o tempo, porém, nós precisamos de renda para nossa instituição e as irmãs me incentivaram a fazer o licor novamente. Desde então cuido dessa parte e as outras irmãs me ajudam’’, diz Áurea, que é religiosa há 43 anos.

Veja a receita:
Ingredientes - pétalas de rosas - cachaça - água - açúcar

Modo de fazer

Depois de recolher as pétalas mais antigas das rosas, coloque-as de molho em um recipiente com cachaça por quatro ou cinco meses (preencha metade do recipiente com cachaça e a outra metade de pétalas). Após o prazo, coe o líquido e retire as pétalas. Complete o recipiente em que está o líquido com um pouco de água e açúcar (para cada litro de cachaça deve ser acrescentado um quilo de açúcar). Ferva a mistura por 30 minutos e deixe esfriar para engarrafar.

Serviço Convento Lar Santa Elizabeth / Av. Frei Fernando, 175 – Centro – Triunfo (PE) Tel. (87) 3846-1621


Fonte: Do G1
Editoria Brasil / primavera
23/09/08 - 07h24 - Atualizado em 23/09/08 - 07h24

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL766714-5598,00-FREIRA+PRODUZ+LICOR+DE+PETALAS+DE+ROSAS+EM+PERNAMBUCO.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO