sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ALIMENTOS AFRODISÍACOS

Será que os alimentos afrodisíacos realmente podem aumentar o apetite sexual?
A discussão é antiga. E a resposta não é tão simples. A verdade é que um alimento sozinho não tem o poder de aumentar o apetite sexual. Mas, se pensarmos que ter uma dieta equilibrada significa cuidar, também, da saúde sexual, podemos chamá-la de afrodisíaca.
“Uma boa alimentação controla o peso e a saúde, o que e proporciona bem-estar. E é isso que fará a libido ficar em ordem”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria Nutricional, de São Paulo. Mas, não se iluda. Não é uma lista de alimentos afrodisíacos que vai fazer com que seu apetite sexual aumente. “Só se o corpo estiver descansado, bem alimentado e, claro, houver uma companhia que desperta o desejo, a relação sexual melhora”, esclarece Cynthia.

Alimentos e nutrientes
“Muitos alimentos são ricos em nutrientes que garantem a saúde sexual. A própria gordura auxilia na formação de hormônios sexuais. Porém, procure a chamada ‘gordura boa’, encontrada em peixes, óleos vegetais, sementes e castanhas, por exemplo”, aconselha Cynthia. Do mesmo modo funcionam as vitaminas C e E, o zinco e a arginina. “Por isso, o morango, que é rico em vitamina C, pode entrar para a lista. Assim como o amendoim (vitamina E), as ostras (zinco) e por aí vai”.

Quer mais alguns exemplos? Catuaba, cacau, tomate, alecrim, hortelã, ginseng e carambola contêm feniletilamina (um neurotransmissor). A nutricionista explica que essa substância é um estimulante e antidepressivo similar – em composição e ação – à adrenalina e às anfetaminas. “Isso explica porque certos alimentos elevam o humor e proporcionam a sensação de prazer, já que as anfetaminas são estimulantes da atividade do sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro trabalhe mais depressa”.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO