terça-feira, 20 de julho de 2010

JOVENS OBESOS MORREM MAIS CEDO

Pesquisadores dinamarqueses trazem mais uma má notícia para os obesos: homens com excesso de peso aos 20 anos de idade vivem oito anos menos que aqueles que não têm distúrbios alimentares com a mesma faixa etária.

O estudo, divulgado durante congresso internacional sobre obesidade na Suécia, acompanhou o índice de massa corporal (IMC) de mais de 5.000 homens a partir dos 20 anos até os 80 anos. Desse total, 1.930 eram obesos e 3.601 não eram obesos. O IMC, diagnosticado pela divisão do peso e o quadrado da altura, é usado para calcular se a pessoa está em seu peso normal, sobrepeso ou obesidade.

De acordo com os resultados, 1.191 homens morreram durante o acompanhamento, que teve duração de 60 anos. Cerca de 70% dos homens sobreviventes com 70 anos não eram obesos aos 20 anos.

Além disso, os cientistas do Hospital Universitário de Copenhague perceberam que, em qualquer idade, um homem obeso tem duas vezes mais chances de morrer do que uma pessoa saudável.
“Como a epidemia de obesidade está progredindo rapidamente, especialmente entre crianças e adolescentes, é importante saber que o excesso de peso durante a juventude pode ter grandes efeitos para a mortalidade”, diz Esther Zimmermann, pesquisadora do Institute of Preventive Medicine, do Hospital Universitário de Copenhager.

Ela disse ainda que o grupo planeja ampliar a pesquisa para saber quais doenças são responsáveis pela morte precoce das pessoas que faziam parte do grupo de obesos. Ela suspeita que as doenças ligadas à obesidade, como problemas cardiovasculares, distúrbios hormonais e alguns tipos de câncer, podem ter relação com a mortalidade.


Fonte: Veja


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO