quinta-feira, 24 de junho de 2010

PESQUISA MOSTRA QUE ALIMENTOS PODEM CONTER AGROTÓXICOS NÃO AUTORIZADOS

Pesquisa divulgada nesta quarta (23) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revela que 80% das amostras coletadas de pimentão contêm agrotóxicos não autorizados, em razão de serem proibidos no país ou por causa do uso excessivo. Em seguida, completam a lista das culturas que mais carregam produtos tóxicos a uva - 56% das amostras apresentam irregularidades -, o pepino (55%) e o morango (51%).

O estudo apontou para um dado preocupante. Das 3.130 amostras coletadas, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade. A batata foi a cultura que apresentou o melhor resultado, com apenas 1,2% de contaminação das amostras analisadas. Elevados graus de toxicidade podem causar problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.

Segundo o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, a pesquisa detectou três tipos de problemas: aplicação de agrotóxicos autorizados no país, mas não adequados para determinadas culturas; quantidade acima do limite tolerável e uso de produtos tóxicos proibidos.

Cuidados na hora de consumir

A Anvisa aponta cuidados importantes na hora de escolher o alimento. O consumidor deve optar por produtos com origem identificada, escolher produtos da época e optar por alimentos orgânicos, pois utilizam menos produtos químicos. Na hora da lavagem, deve-se retirar as folhas externas de verduras e usar água corrente e sabão em abundância.

Por: Priscilla Mendes, do R7 em Brasília

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO