quarta-feira, 2 de junho de 2010

CIGARRO X SAÚDE DA MULHER

Males relacionados ao fumo, como câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que lançou ontem a campanha ‘Mulher, você merece algo melhor do que o cigarro’.

Ainda segundo o Inca, o fumo diminui a fertilidade feminina em 18%. E as fumantes que tomam anticoncepcionais têm risco dez vezes maior de sofrer ataques cardíacos e embolia pulmonar do que as que não fumam.
“A incidência de câncer de pulmão aumentou muito entre as mulheres no País”, disse o diretor-geral do Inca, Luiz Antônio Santini, que participou ontem do evento do Dia Mundial sem Tabaco, na UFRJ. Entre 2000 e 2007 o número de brasileiras que morreram devido a esse tipo de câncer cresceu 20%.

Abortos espontâneos, partos prematuros, bebês de baixo peso, hemorragia e outras complicações ocorrem mais freqüentemente quando a grávida fuma, devido ao monóxido de carbono e à nicotina.
“Um único cigarro fumado pela gestante aumenta os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina”, explica a coordenadora da Divisão de Tabagismo do Inca, Valéria Oliveira. “Se a gestante persistir fumando, pode haver sangramentos ou até mesmo a morte do bebê”.

Os bebês de fumantes geralmente nascem com baixo peso.
“O monóxido de carbono do cigarro é transportado no organismo pela hemoglobina, que é quem também carrega o oxigênio. Mas a hemoglobina ‘prefere’ carregar o monóxido e o organismo fica com pouco oxigênio, fundamental para o crescimento do feto”, explica a coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Inca, Cristina Cantarino.

Fonte: O Dia



1 Comentário:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
02/06/2010 - 09h36m.
"CIGARRO X SAÚDE DA MULHER"!Encontramos hoje, postado por Renata Victor, algo de terrível em nossa saúde e principalmente na MULHER! O Cigarro, este que dizem os fumantes ser um momento de alegria e que esquecemos os problemas. Eu sempre comentei que é lamentável ver uma (senhora) grávida, fumando, como também já vimos uma transportando uma rescem nascida, e com dificuldades ela tinha para colocar e tirar o cigarro da boca. Ainda, verificamos que as *baforadas* de fumaça iam toda para cima daquela criança ou do neném. Lamentamos que aquela mulher e muitas e muitas outras ao fumar estão procurando ter um Câncer nos pulmões ou em outra parte qualquer do seu organismo. Esta matéria hoje postada por Renata, estamos enviando a todos os nossos amigos que se encontram em nosso E-Mail.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO