segunda-feira, 19 de abril de 2010

A LENDA DA MANDIOCA – ÍNDIOS TUPI

Isso é folclore brasileiro... Linda história!


Nasceu uma indiazinha linda e a mãe e o pai tupis espantaram-se:
__ Como é branquinha esta criança!
E era mesmo. Perto dos outros curumins da taba, parecia um raiozinho de lua. Chamaram-na Mani. Mani era linda, silenciosa e quieta. Comia pouco e pouco bebia. Os pais preocupavam-se.
__ Vá brincar, Mani, dizia o pai.
__ Coma um pouco mais, dizia a mãe.
Mas a menina continuava quieta, cheia de sonhos na cabecinha. Mani parecia esconder um mistério. Uma bela manhã, não se levantou da rede. O pajé foi chamado. Deu ervas e bebidas à menina. Mas não atinava com o que tinha Mani. Toda a tribo andava triste. Mas, deitada em sua rede, Mani sorria, sem doença e sem dor.
E sorrindo, Mani morreu. Os pais a enterraram dentro da própria oca. E regavam sua cova todos os dias, como era costume entre os índios Tupis. Regavam com lágrimas de saudade. Um dia perceberam que do túmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viçosa.
__ Que planta será esta? Perguntaram, admirados. Ninguém a conhecia.
__ É melhor deixá-la crescer, resolveram os índios.
E continuaram a regar o brotinho mimoso. A planta desconhecida crescia depressa. Poucas luas se passaram e ela estava altinha, com um caule forte, que até fazia a terra se rachar em torno.
__ A terra parece fendida, comentou a mãe de Mani.
__ Vamos cavar?
E foi o que fizeram. Cavaram pouco e, à flor da terra, viram umas raízes grossas e morenas, quase da cor dos curumins, nome que dão aos meninos índios. Mas, sob a casquinha marrom, lá estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani. Da oca de terra de Mani surgia uma nova planta!
__ Vamos chamá-la Mani-oca, resolveram os índios.
__ E, para não deixar que se perca, vamos transformar a planta em alimento!
Assim fizeram! Depois, fincando outros ramos no chão, fizeram a primeira plantação de mandioca. E até hoje entre os índios do Norte e Centro do Brasil é este um alimento muito importante.
E, em todo Brasil, quem não gosta da plantinha misteriosa que surgiu na casa de Mani?


Fonte:
A Lenda da Mandioca(lenda dos índios Tupi)
Adaptação de Maria Thereza Cunha de Giacomo
Ilustrações de Heinz Budweg
Coleção "Lendas brasileiras", n.7. 2 ed. Edições Melhoramentos: São Paulo, 1977
.

1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
19/04/2010 - 09h11m.
Minha prezada Renata! BOM DIA!Quero desejar neste dia a você a proteção de Santo Expedito! Que ele a proteja sempre pois ele é o SANTO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS! Muita Saúde e Paz, não só a você como a todos que a cercam!
Renata, jamais conheci esta lenda aprendi hoje lendo com muita atenção o seu comentário "LENDA DA MANDIOCA-Índios TUPI! É uma linda lenda, sempre queremos aprender e hoje aprendemos algo jamais conhecido!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO