terça-feira, 6 de abril de 2010

CHUVA CASTIGA O RIO DE JANEIRO

A chuva que cai na cidade do Rio de Janeiro desde o fim da tarde de ontem (segunda-feira, 05/04) causa muitos estragos, entre eles: ruas alagadas, deslizamentos de terra, falha no fornecimento de energia elétrica.


Hoje, terça-feira, dia 6/04, não haverá aula nas escolas. As autoridades recomendam que as pessoas não saiam de casa! Quem já está na rua deve evite transitar em áreas alagadas ou áreas de risco. Procure um local seguro e espere a situação se normalizar.




Além do perigo de ser arrastado pelas águas da chuva, de cair num bueiro aberto e de desabamentos de encostas há também o perigo de doenças que podem ser transmitidas pela água da chuva.

Segundo o infectologista José Ricardo Wilmers, da Sociedade Brasileira de Infectologia, todo cuidado é pouco, já que as doenças transmitidas pelos ratos podem, inclusive, levar a morte. Por exemplo, a leptospirose é transmitida pela urina do rato, e não pelo animal em si. Por isso, é preciso higienizar bem a casa após qualquer alagamento e evitar o acúmulo de lixo. A leptospirose causa uma infecção sistêmica (em todo corpo), que geralmente leva a sangramentos, insuficiência renal e, em alguns casos, até mesmo à morte.

A mordida do rato também causa uma ferida que some sozinha. De acordo com o infectologista, a cicatrização da ferida acontece rapidamente, mesmo sem tratamento. O problema é que mesmo os roedores sadios hospedam, na garganta, bactérias que causam uma forte infecção. Dez dias depois da cicatrização, é comum aparecerem sintomas como febre, diarréia, dores pelo corpo e vômito.

A ingestão de alimentos contaminados também pode causar problemas para saúde. Não coma nenhum alimento que tenha entrado em contato com a água de enchentes. Lave muito bem os enlatados antes de abrir, inclusive as latinhas de refrigerante. Evite consumir alimentos crus.



Telefones úteis


Defesa Civil - 199
Corpo de Bombeiros - 193
Polícia Militar - 190




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO