sábado, 10 de abril de 2010

BEBER PODE SER SOCIALMENTE CONTAGIOSO

Mas o que isso significa? "As amizades influenciam".


A conclusão é de uma pesquisa feita pelo sociólogo greco-americano Nicholas A. Christakis, professor do Departamento de Políticas de Assistência Médica da Universidade de Harvard, e pelo americano James Fowler, cientista político da Universidade da Califórnia, San Diego.


Fatores, como idade, sexo e escolaridade, além da ligação social a várias pessoas que bebem muito, tiveram um impacto significativo sobre o consumo de álcool de um indivíduo. Para cada outro contato social que bebe muito, a probabilidade da pessoa de beber muito aumenta em 18%, e a probabilidade de se abster de álcool diminuiu 7%.


O contrário também vale: para cada pessoa que não bebe na rede social, a chance de beber muito cai 10%; e para cada amigo completamente abstêmio, pessoas têm 11% menos probabilidade de beberem moderadamente e é 22% mais provável que também se abstenham de beber.


A pesquisa, publicada no periódico científico Annals of Internal Medicine, foi feita com dados de 5.000 participantes do Framingham Heart Study (FHS), um estudo de longa duração iniciado em 1948 que recolhe informações sobre a saúde, incluindo hábitos de consumo de álcool, de indivíduos de diversas gerações a cada dois a quatro anos.


Leia a matéria completa publicada na Época




2 Comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
10/04/2010 - 16h15m
"BEBER PODE SER SOCIALMENTE CONTAGIOSO"! No passado, sempre bebi socialmente em reuniões sociais. Porem, as vezes encontramos alguem que se agrega a nós e nós acabamos bebendo um pouco mais do que devíamos. Beber de fato é contagioso em qualquer uma das hipotses, pois a bebida não alimenta e sim vem nos trazer situações difíceis porque bebendo de mais só vamos fazer um fiasco junto de todos que fazem parte da referida reunião. Devemos saber beber, pois qualquer tipo de bebida tomada a mais vem nos trazer sérios problemas.

Anônimo disse...

EU BEBO SIM!
(Luiz Antônio/João do Violão)

Eu bebo sim,
Estou vivendo...
Tem gente que não bebe
E está morrendo!
(Eu bebo sim)

Tem gente
Que já "tá" com o pé na cova
Não bebeu e isso prova
Que a bebida não faz mal...
Uma pro santo
Bota o choro e a saideira
Desce toda a prateleira
Diz que a vida "tá" legal!

Tem gente
Que condena um pileque
Diz que é coisa de moleque
Cafageste ou coisa assim...
Mas essa gente
Quando "tá" com a cuca cheia
Vira chave de cadeia
Esvazia o botequim!!

_________________________________

Atenciosamente
Edmar Correa .'.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO