sábado, 30 de janeiro de 2010

SOJA AJUDA A EMAGRECER E A CONTROLAR O DIABETES

Ícone de uma alimentação balanceada, a soja deixou o berço chinês para abraçar o mundo. Respeitada pela ciência, ela ganha um espaço cada vez maior no prato do brasileiro. E, agora, novas pesquisas sedimentam seu papel contra as epidemias do nosso milênio, como a obesidade, o diabete e o câncer

Por: Diogo Sponchiato, de Santiago, no Chile


A soja é destaque em qualquer evento que reúna experts em alimentação. Não foi diferente no último Congresso Latino-Americano de Nutrição, realizado no início de novembro em Santiago, no Chile. Ali, o mundo científico trocou novos conhecimentos sobre os potenciais da leguminosa, que congrega proteína de primeira linha, gorduras do bem, fibras, vitaminas e minerais. A proteína, por sinal, não só corresponde a 40% da sua composição como protagoniza boa parte de seus efeitos protetores.

Uma pesquisa apresentada no encontro prova que, além de aliar-se à fibra para espantar o diabete tipo 2, ela previne complicações do distúrbio, como a insuficiência dos rins. “Notamos que a proteína da soja ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue, diminuindo o risco da doença renal”, disse a autora, Alison Duncan, professora de nutrição da Universidade de Guelph, no Canadá.

No simpósio destinado exclusivamente ao grão, a estudiosa Ratna Mukherjea, líder de ciências clínicas da Solae, uma das maiores empresas de pesquisa e comércio de ingredientes à base de soja no planeta, expôs o poder da proteína frente à obesidade. “Ela induz a saciedade, ajuda a perder gordura e a preservar a massa magra”, disse. “E, como qualquer proteína de alta qualidade, dá mais trabalho para ser digerida”, explica ainda o nutrólogo gaúcho Carlos Alberto Werutsky, da Associação Brasileira de Nutrologia.

A proteína da soja, aliás, não fica atrás da similar de origem animal em termos de características nutricionais. Embora não seja tão completa quanto o mesmo ingrediente oferecido pelo ovo ou pelo leite, o vegetal tem lá suas vantagens. “Uma delas é ofertar a substância sem levar consigo gordura saturada e colesterol, que favorecem males cardiovasculares”, afirma a nutricionista Marcela Roquim Alezandro, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

Ainda em terra chilena, uma conferência sobre alimentos funcionais — aqueles que nutrem e previnem doenças — divulgou outros achados sobre componentes da proteína da soja capazes de queimar quilos extras e desarmar o começo de um câncer.

Em meio a esse celeiro de agentes anticâncer o mais aplaudido é uma substância investigada há anos: a isoflavona. “Por causa dela, há indícios de que o consumo regular da soja e dos seus derivados diminua o risco de tumor de mama, próstata e cólon”, conta o bioquímico José Marcos Mandarino, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa-Soja, em Londrina, no Paraná. “A isoflavona tem elevado poder antioxidante”, justifica Marcela.

Quer mais um bom motivo para prestigiá- la? Ela resguarda o coração. A isoflavona é uma espécie de guarda-costas dos vasos sanguíneos. “Ela participa da redução dos níveis de LDL, o colesterol ruim”, afirma Mandarino. “E ainda pode elevar as taxas de HDL, o colesterol bom, e abaixar as de triglicérides.” O potencial antioxidante entra em cena mais uma vez. “A molécula evita a oxidação do LDL, condição que dá origem às placas que entopem as artérias”, explica a nutricionista Martine Hagen, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

A questão é que hoje a soja não só avançou na agricultura como invadiu os supermercados. E, cá entre nós, isso facilita a vida de quem não sabia como introduzir o grão na rotina. Se você não o suporta em saladas nem curte a proteína texturizada (a popular carne de soja), dá para lançar mão de produtos que nem sequer lembram o gostinho da leguminosa, como iogurtes, sucos de frutas, barras de cereal e chocolates. Para agradar o freguês, até quibe e salsicha de soja já são encontrados nas gôndolas.

Fonte: Saúde!

Onde encontrar a soja: Cantinho Natural


1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
30/01/2010 - 20h58m.
SOJA: Já de algum tempo, ou anos que ouvimos falar muito bem da SOJA. Muitos amigos já usam soja e me dizem que a mesma é maravilhosa e o bem que ela nos faz. Nunca provei, nem nunca ví preparar nada com soja! Qualquer dia, vou me atrever e comprar soja, até feijão. Hoje, Renata você me trouxe uma lição de vida. Chegando aos 80 estou aprendendo com jovens como você! Obrigado.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO