sábado, 7 de novembro de 2009

OBESIDADE PODE AUMENTAR RISCO DO CÂNCER

O resultado de um estudo, divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos, traçou uma relação entre o câncer a obesidade. O risco é maior a cada dia no país onde a obesidade virou preocupação nacional.

O Instituto Americano de Pesquisa de Câncer descobriu que nos Estados Unidos, 100 mil casos da doença por ano estão ligados ao excesso de peso. Segundo o estudo, a grande quantidade de gordura no corpo provoca um descontrole na produção de insulina e de hormônios, o que pode levar ao câncer. A obesidade em mulheres que já passaram da menopausa, por exemplo, eleva o nível de estrogênio, o hormônio feminino em circulação no sangue.

Isso poderia causar câncer de mama e do endométrio, a camada que reveste o útero. A obesidade também é fator de risco para o surgimento de outros tipos de câncer: no fígado, pâncreas, vesícula, esôfago, rins, reto e cólon.

Os pesquisadores querem mostrar a importância da prevenção da obesidade, que pode evitar muitas mortes e também um gasto astrônomico para o governo. Todos os anos a Casa Branca gasta o equivalente a R$ 258 bilhões na saúde, com problemas relacionados ao excesso de peso.

O objetivo é incentivar a substituição de doces e frituras por frutas e legumes. Uma questão de economia e, principalmente, de vida.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO