quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NOVAS REGRAS PARA TRANSPLANTES

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou nesta quarta-feira (21) uma série de portarias para aprimorar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Entre as medidas anunciadas no evento realizado do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ), as principais são a mudança de valores pagos por procedimentos e a incorporação de novas ações envolvendo transplantes. Os investimentos serão de R$ 24,1 milhões neste ano e no próximo.


Também foram criadas novas regras para os transplantes:
Doadores com doença transmissível passam a poder doar para pacientes que tenham a mesma doença.
A doação entre pessoas vivas sem vínculo de parentesco, antes era proibido, agora será possível com a autorização de uma comissão de ética formada por funcionários de hospitais.
Outras medidas favorecem crianças e adolescentes que passaram a ter direito de entrar na lista para um transplante de rins antes da fase terminal da doença.
Quem tem menos de 18 anos agora tem prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária.
Durante o lançamento das novas normas para os transplantes, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entregou à TV Globo um prêmio pelo apoio que dá à doação de órgãos.

O que mudou com o Regulamento Técnico do SNT:
Doadores que tenham alguma doença transmissível passam a poder doar para pacientes que tenham a mesma enfermidade

A ficha do paciente deve estar sempre atualizada

Pessoas abaixo de 18 anos passaram a ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária

Todas as crianças e adolescentes passaram a ter direito a se inscrever na lista para um transplante de rim antes de entrar na fase terminal da doença renal crônica e de ter indicação para diálise


Como se tornar um doador de órgãos
De acordo com o Ministério da Saúde, o passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial, no caso de não parentes.


Saiba mais no site do Ministério da Saúde

Fonte: Jornal Nacional

1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
23/10/2009 - 9h54m.

Doação de ORGÃOS: Como é importante, quando alguem morre de morte encefalíca, faça doação de seus membros, para salvar não só uma VIDA, como de alguns outros. Nós que pertencemos a uma religião, não somos ainda tão ligados a Doação, porem, vemos que quantas crianças e até mesmo adultos poderiam continuar vivendo se recebecem um referido ORGÃO! Foi muito importante, lêrmos isto no Blog da nossa tão elevada pessôa que é a Renata Victor, sendo que ela tirou de uma noticía do EXTRA!
Temos e devemos nos concientizar que doar um ORGÃO é salvar uma vida ou muitas outras!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO