sexta-feira, 25 de setembro de 2009

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA PROÍBE MÉDICOS DE ESCOLHER O SEXO DO BEBÊ


A partir desta quinta-feira (24), os médicos ficam proibidos de criar embriões para pesquisa e fazer a escolha do sexo do bebê nas clínicas de reprodução assistida. O veto é resultado do novo Código de Ética Médica, publicado nesta quinta-feira (24), no "Diário Oficial" da União.

O código faz recomendações claras aos profissionais para que não se submetam à pressão de hospitais e clínicas para atender maior número de pacientes por jornada. Ficam explicitamente proibidos de vender medicamentos ou ganhar comissão da indústria por produtos que recomendar.

As novas regras são o resultado de dois anos de debates entre entidades e especialistas, e a análise de 2.677 sugestões encaminhadas por médicos e entidades organizadas da sociedade.

O documento também traz a recomendação para que em palestras e trabalhos científicos, os profissionais precisam deixar claro se são patrocinados.

O Código aborda ainda a autonomia do paciente, destacando o direito à informação sobre a própria saúde e às decisões sobre o tratamento, sempre em parceria com o médico.

Os cuidados paliativos - técnicas que visam tratar pacientes com doenças incuráveis ou em estado terminal-também são destacados pelo novo código.

Fonte: G1

1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
30/09/2009 - 14h15m
O sexo do BEBÊ: Hoje vemos, lemos e até acompanhamos nas TVs., quando os Ginecolojistas mostram aos País o Sexo do filho, que deverá nascer! Muito bem é uma alegria naquela hora! Mas, as vezes o Pai queria um menino, a Mãe desejava uma menina! Pode criar um impacto entre o casal. Vou voltar a 50 anos passados, quando o casal não tinham como saber o sexo do nenem que iria nascer! Chegava a parteira e após o parto amb os viam o sexo do seu filho, ambos riam e gostavam daquele ou daquela que acabava de nascer1 Como era diferente! Hoje a mãe tem um acompanhamento Médico, vai sempre as Clínicas, exames e etc. Aí eu deixo uma Pergunta, a felicidade hoje é melhor saber por antecipação, ou no passado que viam sómente depois do PARTO?

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO