terça-feira, 22 de setembro de 2009

ESPECIALISTAS INDICAM QUANTIDADE CERTA DE FRIBRAS PARA MELHORAR A SAÚDE

As fibras parecem em maior quantidade nos alimentos integrais, que preservam a casca. O ideal, segundo os nutricionistas é consumir diariamente 25 gramas de fibras.

Na prática significa comer: três frutas, mais três pires cheios de verduras como brócolis, espinafre, agrião. Ou de legumes: como cenoura, beterraba, abobrinha. E para complementar a dieta: grãos, cereais ou sementes.
Além de verificar o rótulo para saber o quanto de fibra cada alimento contém o consumidor deve estar atento ao tipo de fibra ideal para sua necessidade. E essa informação você não vai encontrar na prateleira do supermercado.
De acordo com os especialistas, há fibras solúveis e insolúveis.
As que não se dissolvem, como o gérmen de trigo, o arroz integral e a farinha de linhaça são as que ajudam no funcionamento do intestino.
Já as fibras solúveis, como o farelo de aveia, a farinha ou a aveia em flocos, não resolvem a prisão de ventre, mas em compensação: "A solúvel é boa para quem tem diabetes porque ela consegue absorver os açúcares que estão no intestino e também para quem tem colesterol alto", declara Suzana Freitas, professora de nutrição – UERJ.
Nesses casos, os nutricionistas recomendam comer diariamente: quatro colheres de sopa de farelo de aveia ou duas de flocos de aveia. Para quem tem o intestino preso a receita diária deve conter: quatro colheres de sopa de gérmen de trigo, ou três de semente de linhaça.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO