JAPONESES MOVEM OBJETOS COM A FORÇA DO PENSAMENTO
Uma tecnologia desenvolvida no Japão poderá representar um avanço espetacular para milhões de pessoas com problemas motores e tudo graças à força do pensamento.
A cadeira de rodas parece se movimentar sozinha. Anda para a frente, desvia de obstáculos sem que o cientista toque em nada. Ela é impulsionada por um motor, mas a direção é comandada pelo cérebro. Uma espécie de touca tem sensores em contato com o couro cabeludo e consegue ler três pensamentos. Quando o pesquisador quer que a cadeira vá para a frente, ele imagina que está caminhando. Para virar à direita, pensa na mão direita se fechando. Para o lado esquerdo, a mão esquerda se fechando. As alterações nas ondas cerebrais são captadas pela touca. A informação vai para um computador, que manda a ordem para a cadeira. Todo esse processo leva 125 milésimos de segundo. Ou seja, pensou, a cadeira obedeceu imediatamente.
Esta pesquisa vai ajudar a superar uma barreira: desenvolver uma tecnologia que possa ser usada por todo o mundo. As ondas cerebrais variam de pessoa para pessoa. Este equipamento consegue captar as diferenças. Em no máximo dez minutos, ele se adapta ao usuário e passa a entender o que ele deseja. O professor Kyuwan Choi disse que o objetivo da pesquisa é ajudar pessoas com paralisia, mas pode servir para, no futuro, comandar outros equipamentos e até jogar jogos eletrônicos sem usar as mãos.
1 Comentário:
Olá,
também acompanhei essa matéria, que interessante,não??
Fique com Deus e bom final de semana!!!
Beijosss
Postar um comentário