sexta-feira, 10 de julho de 2009

APRENDA A CONSERVAR OS ALIMENTOS POR ATÉ 6 MESES

Essa matéria foi exibida pelo jornal Hoje, da TV Globo, e explica com detalhes como fazer para conservar os alimentos por mais tempo sem que eles percam seus nutrientes. Parabéns a repórter Liliana Junger e a todos os envolvidos nesta matéria. Adorei! Para ter detalhes do passo a passo de como fazer o branqueamento vela a pena entrar no site do jornal e ver a matéria na íntegra (veja a matéria).

Uma técnica conhecida como branqueamento, provoca um choque térmico nos alimentos. Essa mudança na temperatura da água preserva os nutrientes e evita o desperdício. Apesar de dar um pouquinho de trabalho, vale a pena.

Frutas maduras, mas no ponto certo. Só podem passar pelo branqueamento as que têm consistência firme como a maçã e a pêra. Já o abacaxi, o kiwi, e mamão desmancham no meio do processo. Lave bem e corte as frutas. O limão não deixa que as frutas cítricas fiquem escuras. Assim que você cortar a fruta, coloque algumas gotas de limão dentro da água fervente. Isso evita a oxidação. Use peneira ou escumadeira para colocar os alimentos na água. O tempo vai depender do tipo de alimento e sua textura. Dê o choque térmico mergulhando em água gelada. Depois retire, deixe escorrer ou seque com papel toalha e coloque num saquinho plástico. É necessário retirar todo excesso de ar, para não danificar o alimento. A água poderá ser aproveitada até seis vezes.

Tempo dos alimentos na água fervente:
Couve-flor - 3 minutos
Cenoura - 3 minutos
Brocólis - 3 minutos
Batata - 2,5 minutos
Baroa - 3 minutos
Ervilha - 1'30 minutos
Vagem - 2 minutos
Maçã - 3 minutos
Pera - 1,5 a 2 minutos
O tempo na água gelada é mais ou menos o mesmo. Ou quando sentir que o alimento esta completamente frio.


1 Comentário:

Patrícia Campos disse...

Seu blog sempre escritos com ótimas matérias e de grande utilidade.

Abraços,

Patrícia

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO