quarta-feira, 10 de junho de 2009

CUIDADOS COM ROUPAS DE COURO


Os dias já estão mais frios e as peças de couro precisam de cuidados especiais para ficarem sempre com aparência de novas e bonitas. Encontrei estas dicas no site do Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins (CTCCA), do Rio Grande do Sul, confira...


O couro é um produto natural, nobre, elegante e cheio de particularidades. Os fabricantes de vestuários procuram manter e conservar essas características naturais.

Modo correto de guardar
O couro precisa de ventilação, por isso, não guarde-o em saco plástico. A falta de ventilação pode causar descoloração e mofo. Uma vez ao mês, é recomendável colocar a peça em local arejado e à sombra. Se fica guardada por muito tempo, há possibilidade de surgirem marcas dos cabides nos ombros, porém pode-se utilizar o ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80 graus centígrados, colocando-se um pano leve sobre a superfície a ser passada, para retornar ao aspecto normal.

Para retirar manchas
Em caso de manchas leves na superfície do couro, remova-as com um pano úmido e limpo. Jamais use fluido de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Se surgirem sinais de mofo, usar pano úmido de algodão, ou flanela para removê-los. Após, secar à sombra. Quando a peça estiver suja ou com mancha profunda, procure uma lavanderia especializada em couros.

Na hora de vestir
Não misture itens de cor clara com escura. O tom claro pode sofrer alterações. Evite a chuva com este tipo de material. Quando molhado, tende a desenvolver fungos e mofar, caso não seque completamente. Lembre-se, nunca coloque no sol para secar. Evite contato direto com a pele, quando estiver usando artigos de nobuck, napa, arizona ou couros graxos, pois eles tendem a atrair a oleosidade natural da pele e, principalmente, colarinhos, pois pode ocorrer a migração dos corantes do couro para o tecido.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO