sexta-feira, 22 de maio de 2009

ESCREVER O QUE ESTÁ PENSANDO PODE AJUDAR A ACABAR COM A INSÔNIA


Durante o sono, o organismo realiza uma série de processos metabólicos que são necessários para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. O descanso físico e metal, quando não ocorre da forma devida, causa irritabilidade, déficit de atenção e coordenação motora, além da diminuição da resistência. Quem sofre de insônia, não consegue produzir as mais simples atividades diárias, atrapalhando principalmente o desempenho no trabalho.

Marcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, explica que o sono inadequado, de baixa qualidade, é conhecido como insônia e que pode ser classificada como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai) e crônica (constante). “Com o stress causado pela vida moderna, muitas pessoas reclamam de noites mal dormidas. Entretanto, indivíduos geralmente variam suas necessidades de sono. Levantar frequentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir, acordar muito cedo e não ter sono não restaurador”, alega.

A especialista afirma que Programação Neurolinguistica (PNL) é um método fácil e eficaz e que pode auxiliar quem sofre desse mal. “A técnica ajuda a neutralizar sentimentos negativos que causam a privação do sono, sejam eles fobias, culpa raiva, memórias traumáticas (de guerra, abuso sexual e acidentes), ansiedade, tristeza, desânimo, ou qualquer outro sentimento que possa vir à mente. Os resultados normalmente são imediatos no momento da aplicação, não importando a intensidade ou há quanto tempo a pessoa venha experimentando aquele sentimento”,argumenta.

A psicóloga ressalta que com a ajuda da PNL, o individuo reconhece que o corpo e a mente se comunicam, sendo um grande passo para mudança de comportamento. “Certamente há uma série de informações internamente se movimentando, portanto a estratégia, ao perder o sono, é se levantar e escrever tudo o que está pensando. É uma saída para achar soluções para aquilo que incomoda”, explica.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. “Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados”, enfatiza.

Márcia orienta a sempre buscar as soluções dentro de si, considerando que tudo o que tenha vivido seja reconhecido como bagagem. “Encare os obstáculos como algo construtivo, um aprendizado, a PNL propõem uma concepção de vida adequada a cada sistema de crenças e sempre preservando o que há de mais importante em cada história, então pense o que te faria bem e preservaria a inteligência e o realismo de maneira a facilitar o desfrute da sua vida com saúde e bem estar”, finaliza.


*** A psicóloga Márcia Dolores Rezende tem experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Conta com a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO