sexta-feira, 22 de maio de 2009

DIA DO APICULTOR


Hoje é dia do apicultor! Deixo aqui meu grande abraço (afinal também é dia do abraço!) para todos os apicultores do Brasil e do mundo...

O apicultor é quem cria abelhas, e especialmente a espécie Apis melifera L. que é conhecida como abelha doméstica produtora de mel e cera.

O mel foi a primeira substância adoçante da Antigüidade, já era utilizado pelos Sumérios desde 5.000 a.C. A apicultura é a criação de abelhas melíferas (produtoras de mel) e de acordo com alguns documentos de vários historiadores, a apicultura remonta ao ano de 2.400 a.C., no antigo Egito.

A exploração dessa atividade sempre foi feita de maneira muito rudimentar, anti-econômica, obtendo-se o mel e a cera em poucas quantidades, não interessando o interior dos enxames, que eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel.

Com o sistema de caixilhos removíveis, feitos de madeira e onde as abelhas constroem os favos, o agricultor pode acompanhar o trabalho das abelhas e protegê-las contra doenças ou inimigos.

Existem outros acessórios que facilitam o trabalho dos apicultores, como véu de proteção para o rosto, luvas de couro, fumegador (intrumento utilizado para fazer fumaça) para acalmar as abelhas, trincha para retirar os insetos que se mantém presos aos favos, rede eliminadora para a saída das abelhas da colméia impedindo o seu retorno, recipientes para filtrar e conservar o mel, caixilhos de reserva, xarope para reforçar a alimentação das abelhas nos períodos de escassez e a centrifugadora radial de mel que ajuda na retirada do mel dos favos e propicia um aumento na quantidade do produto.

A apicultura tem alguns objetivos principais: produção de mel, de geléia real, de cera, de rainhas novas para as colméias, de própolis. As abelhas são insetos sociais altamente organizados, que se destacam, de rainhas novas para as colméias, de própolis.

As abelhas são insetos sociais altamente organizados, que se destacam pela importância de seus produtos e pela polinização de culturas. As abelhas melíferas organizam-se em três classes principais: as operárias (providenciam a alimentação), a rainha (põe ovos) e o zangão (acasala com a rainha). Algumas colméias chegam a ter 110 mil abelhas, sendo uma rainha, alguns zangões (cerca de 150) e a grande maioria são abelhas operárias.

O mel, produzido pelas operárias, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios. O mel é muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio. Ele é cicatrizante e antibiótico natural. Entretanto, o própolis e até o veneno da abelha também tem seu valor. O veneno da abelha é utilizado como antiinflamatório (no tratamento de artrites e reumatismos) e o própolis é muito utilizado também como antinflamatório e como aromatizante bucal.

Entre as excelentes propriedades dos produtos apícolas, surgiu a Apiterapia. A apiterapia é a ciência da cura das enfermidades com produtos apícolas, embora tendo uma denominação nova, é uma medicina antiga e tradicional usada por muitos povos.

Dia do Apicultor
Também conhecido como "abelheiro" ou "colmeeiro", o apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real.

A apicultura visa à criação das melhores abelhas para que forneçam os melhores produtos em curto espaço de tempo. Constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Ouro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.

Fonte: Portal São Francisco

1 Comentário:

Patrícia Campos disse...

Oi Rê, um abração pra você também!!!
Obrigada pelo carinho e digo o mesmo pra você: seu blog está show de bola!

Beijos

Patrícia Campos

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO