GESTOS DOS PAIS AJUDAM AS CRIANÇAS NA APRENDIZAGEM DAS PALAVRAS
Pesquisa da Universidade de Chicago mostrou que pais que gesticulam para os filhos os ajudam a aprender mais palavras no futuro. Essa associação também está ligada à renda da família – quanto mais rica, mais fluente a criança se encontrará na idade escolar.
A imagem de um adulto gesticulando vertiginosamente em frente a um bebê pode parecer meio ridícula para outros adultos. Mas isso ajuda a criança a desenvolver seu repertório de palavras, no futuro.
Pesquisadores da Universidade de Chicago gravaram pais – de 50 famílias de diversas etnias e camadas sociais – gesticulando em frente aos bebês e a respostas destes. Os bebês mais ativos, que faziam gestos mais variados, se tornaram, aos quatro anos e meio, crianças com maior habilidade nas palavras em relação às outras de mesma idade.
Segundo os cientistas, as crianças mais ricas faziam uma média de 24 gestos diferentes, enquanto que as mais pobres, apenas 13. Tais resultados também revelam quanto os pais normalmente "conversam" corporalmente com os filhos. Essa diferença, no futuro, acarreta nas disparidades entre as habilidades com as palavras entre esses e aqueles. Aos quatro anos e meio, as ricas entendiam 117 palavras, contra 93 entre as pobres.
Os adultos podem induzir os bebês a usarem a linguagem corporal. Os pesquisadores descobriram que bebês com 14 meses de idade já têm noção da habilidade da fala, ainda que não possam falar - mas o fazem através dos gestos. Se um bebê dessa idade aponta algum objeto e os pais respondem verbalmente, identificando-o – "É uma boneca" –, a criança começa a criar seu próprio vocabulário, ainda que incipiente.
É um momento de aprendizado. A gesticulação também podem ensinar as crianças sobre conceitos abstratos, como a felicidade ao bater palma, segundo disse a psicóloga Susan Goldin-Meadow à Time.
Esta teoria abre a possibilidade dos professores usarem os gestos para ajudar crianças a solidificar antigos aprendizados e ensinar outros. Paralelamente à pesquisa, os cientistas descobriram que quando um adulto pede para uma criança explicar determinado problema, e usa gestos junto além das palavras, a habilidade da criança em expressar suas ideais se revela muito maior. Ao gesticular, os professores estimulam as crianças a se tornarem mais receptivas ao aprendizado.
Revisão
Estudos anteriores já haviam mostrado que certas crianças chegam ao primeiro dia do jardim de infância falando mais fluentemente que as outras. Uma das explicações é a classe social a que essas crianças pertencem: quanto mais alta, mais facilidade para falar - e quanto maior a escolarização dos pais, maior a fluência da criança em idade escolar. E um bom vocabulário é premissa para ser bem sucedido nos estudo. Crianças de baixa renda, que chegam à escola com um vocabulário limitado em relação às outras, geralmente demoram anos para criar seu próprio repertório.
Outras pesquisas indicaram que pais mais escolarizados conversam mais com os filhos, usando estruturas de frases e palavras mais complexas, do que os menos abastados. Essas diferenças podem explicar porque crianças mais ricas entram na escola com um vocabulário maior. A pesquisa da Universidade de Chicago contribui para a fase anterior à fala, em que a comunicação se dá através de gestos, acenos, toques e outras linguagens típicas de bebês.
Fonte: Época
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