CUIDADO: SALÃO DE BELEZA PODE SER FOCO DE HEPATITE!
Eu tenho meu próprio "kit unha". Uma bolsinha com alicate, palito, pedra sabão, cortador de unha, creme hidratante para pés e mãos etc. Sempre que vou ao salão levo meu kit. Acho que material para fazer a unha deve ser individual, como escova de dentes. Cuidem-se! A saúde é um tesouro valioso...
Uma dissertação de mestrado feita por uma enfermeira na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo mostra que um perigo silencioso ronda as manicures dos salões de beleza - a hepatite, uma inflamação do fígado causada por um vírus.
"As manicures geralmente cortam a cutícula, e isso sangra. O sangue contém uma quantidade enorme de vírus. Dez elevado à 13ª potência de vírus por ml, uma coisa brutal. Então uma gota de sangue pode favorecer a transmissão", explica o doutor Roberto Focaccia.
O infectologista Roberto Focaccia é uma das maiores autoridades em hepatite no Brasil e orientador da pesquisa. Cem manicures em São Paulo foram entrevistadas e tiveram o sangue analisado. O resultado impressiona: 10% das entrevistadas tinham hepatite B ou C, as formas mais graves desta doença.
"Tanto a hepatite B como a C são doenças silenciosas, elas não se exteriorizam durante longos anos. Elas vêm se exteriorizar quando já têm complicações, o indivíduo já está com cirrose, um câncer de fígado, uma insuficiência hepática. Isso leva décadas", explica o dr. Foccacia.
A pesquisadora descobriu que muitas vezes as normas de higiene não são respeitadas nos salões de beleza. Isso facilita a transmissão da hepatite através do sangue ou de instrumentos contaminados. Clientes e manicures correm riscos.
"Todas as profissionais que foram positivas haviam entrado em contato com sangue durante sua prática profissional e todas faziam suas próprias unhas, ou seja, retiravam suas próprias cutículas a cada sete dias", explica a pesquisadora Andréia Schunck.
Fonte: G1
1 Comentário:
As contaminações por hepatite na manicure e pedicure infelizmente são uma constante e nada é feito para preveni-las.
Quando instrumentos de manicure ou pedicure são compartilhados e o serviço é mais do que uma simples pintura de unhas, existem poucas soluções para evitar contaminações por doenças de terceiros. A melhor, porém complicada e de custo alto, é esterilizar os instrumentos como nos tratamentos médicos e dentários, utilizando corretamente a autoclave. Lembrando que todos os outros métodos de esterilização deixam a desejar, pois não são eficientes. Diariamente milhares de pessoas contraem infecções nas manicures das mais comuns e de menor gravidade até hepatites B, C, etc. Nestas hepatites, os anticorpos aparecem no sangue aproximadamente 4 meses após a infeção, e a doença cerca de 20 anos. Portanto o diagnostico é difícil e no mundo muito pouco se pesquisou sobre isto. A outra solução é utilizar somente instrumentos descartáveis ou de uso próprio. Mas, é uma solução cara para a maioria. Para isto, eu criei e patenteei um cortador de unhas com 18 funções que cuida das unhas e mãos, fazendo o tratamento rápido e com perfeição. Este cortador é de baixo custo, mas necessito de um fabricante e distribuidores. Esta solução, como é uma ferramenta para uso pessoal, é a alternativa mais rápida e barata para prevenções destas contaminações.
Postar um comentário