segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ALIMENTOS CERTOS NA HORA CERTA


A alimentação saudável também é uma proteção para doenças que atingem a população.

Pesquisas científicas relacionam certos tipos de alimentos como fatores de prevenção para uma série de doenças crônicas não-transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer e até mesmo doenças cardiovasculares. O gastroenterologista José Figueiredo Penteado, diretor da Rio Gastroclínica e professor da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro -, afirma que a ação dos alimentos no organismo vai além da prevenção e pode também contribuir para aliviar sintomas, tratar males e ajudar no equilíbrio emocional.
"A busca pela profilaxia e prevenção das doenças é incessante. Muito se fala, discute e propõe para que possamos viver mais e melhor. Os avanços são grandes, inúmeras substâncias vêm sendo utilizadas como propostas para controlar os efeitos do envelhecimento sobre as células. Mas, a base de tudo, ainda é a alimentação, já que muitas das proposições nada mais são do que cópias de substâncias encontradas nos alimentos", afirma Penteado.
O gastroenterologista relaciona a ação de alguns alimentos no organismo, com dicas para consumir o alimento certo para aliviar alguns problemas específicos de saúde:
Para quem tem histórico de osteoporose na família: Cálcio (leite e derivados).
Para quem tem casos na família de doenças cardiovasculares: Vitamina E (folhas verdes, óleos vegetais, como canola e azeite, castanhas, nozes) e Ômega 3 (truta, bacalhau, atum, anchova, salmão e sardinha).
Queda de cabelo: Zinco (carnes, frangos, cereais integrais e leguminosas como ervilha, lentilha e grão-de-bico)
TPM: Aumente o consumo de Vitamina B6, encontrados no frango, peixe, carne, batata, batata-doce, banana e abacate e de Magnésio, através de legumes verdes, chocolate, semente e nozes.
Depressão: Complexo B (carnes, ovos, leite, nozes e cereais integrais).
Para quem parou de fumar: É muito importante a ingestão de água. Comece tomando 2 litros por dia e dê preferência a alimentos de baixa calorias, como frutas e hortaliças, com destaque para morango, cenoura crua, tomate cereja e brócolis.
Anemia: Ferro (carnes vermelhas, fígado e frango). Para as vegetarianas, a recomendação é incluir na dieta beterraba, espinafre, feijão e ervilha, de preferência consumidos junto com vitamina C.
Dispersão, falta de concentração: Raízes ou tubérculos em purê, batata, cenoura, beterraba, mandioca.
Ansiedade: Suco de maracujá e chá de ervas. Carboidratos como pães, promovem o bem-estar. Abuse das balas sem açúcar. Elas ajudam no momento em que a vontade de fumar volta.
Para diminuir medidas da barriga: Abacaxi, melancia, alface, pepino e berinjela têm efeito diurético, evitam a retenção de líquidos e por isso contribuem para um abdome mais seco.

Fonte: Multipla Comunicação / Graciette Grace

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO