sábado, 24 de janeiro de 2009

PAIXÃO PODE DURAR DÉCADAS


Quem me conhece sabe que eu classifico de forma bem diferente o amor e a paixão. Tenho certeza de que o amor é duradouro, mas nunca desacreditei que a paixão possa durar por muitos e muitos anos, talvez, quem sabe até uma vida inteira. Ao ver esta matéria no
Jornal Hoje fiquei mais certa ainda dessa minha “teoria”. Abaixo publico alguns trechos da matéria assinada por Sandra Moreyra...

Uma pesquisa recente feita por antropólogos e neurocientistas garante que a paixão pode, sim, atravessar o tempo.

“Há evidência de que o estado de alta ativação do sistema de recompensa pode perdurar por décadas associado a uma pessoa. A paixão não tem um prazo de validade definitivo, acabar não é uma coisa inevitável”, afirma a neurocientista Suzana Herculano Houzel.

O cérebro do apaixonado O chamado sistema de recompensa do nosso cérebro é uma região ativada por uma substância, a dopamina, que produz a sensação de prazer quando algo de bom nos acontece. O resultado é que a pessoa fica extremamente motivada a fazer o que for preciso, segundo os cientistas, para ficar perto da pessoa amada. Pela teoria, o segredo para a manter a dopamina sempre ativada – ou seja, para a paixão não acabar – é saber direitinho o que você mais gosta no parceiro e valorizar isso. Não há regras: cada casal é que deve descobrir onde está a chama da paixão e alimentá-la.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO