quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

É IMPORTANTE GUARDAR COMPROVANTES DE PAGAMENTO


Pela lei, boa parte dos documentos perde a validade em cinco anos; mas os órgãos de defesa do consumidor orientam que alguns precisam ser guardados por mais tempo. Veja:
- Contracheques devem ser arquivados durante toda a vida profissional, para evitar problemas na hora da aposentadoria
- No caso de imóveis financiados e planos de saúde, os comprovantes de pagamento devem ficar com o titular até o fim dos contratos.
- Guarde por cinco anos os recibos de todos os impostos, cartões de crédito, mensalidades escolares e condomínios
- Recibos de aluguel devem ser guardados por três anos Se você acha muito complicado, o diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor sugere dividir sua vida em pastas. “Faça uma pasta laboral, com documentos da vida do trabalhador, uma de impostos e uma de imóveis”, orienta Geraldo Tardin.

Um projeto de lei que ainda precisa ser aprovado pelo Senado pode ajudar a diminuir o volume de papéis guardados. A proposta obriga as prestadoras de serviço público e privado a emitir uma vez por ano um resumo dos pagamentos efetuados. Enquanto a mudança não vem, não tem jeito: guarde todos os comprovantes. “Se o consumidor não conseguir provar que pagou, não vai sobrar outra opção, a não ser pagar duas vezes”, afirma Geraldo Tardin, do IBDEC.

Fonte: Jornal Hoje

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO