terça-feira, 30 de dezembro de 2008

QUANDO TROCAR A REDE ELÉTRICA


Toda grande reforma deve começar com a parte estrutural da casa, principalmente as redes elétrica e hidráulica. Segundo o arquiteto Fernando Pinheiro, vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), vazamentos e contas muito altas de água ou medição elétrica podem ser sinais de que está na hora de realizar uma reforma. Ainda segundo ele, a avaliação das redes elétrica e hidráulica da casa deve ser realizada por profissionais especializados e preferencialmente de confiança, que tenham sido indicados por alguém.
Quanto às colunas e à parte estrutural da casa, Pinheiro explica que as estruturas de concreto costumam “avisar” quando precisam de uma reforma ou reforço. “Geralmente trincas ou fissuras podem ser observadas e, em alguns casos, vazamentos nas tubulações são causados devido a movimentações indesejadas na estrutura do imóvel”, afirma. Nestes casos, a dica também é procurar engenheiros especializados para verificar as necessidades de cada obra.

Geralmente, os custos para essa fase da obra devem ser calculados sobre projeto e materiais, que devem ser especificados e quantificados por um arquiteto ou engenheiro. Segundo Pinheiro, não há um tempo médio para a conclusão dessa etapa da reforma. “Depende muito do porte da obra, da mão-de-obra e dos recursos disponíveis”, diz. Para o especialista, a principal dica antes de começar uma grande reforma é o planejamento. “É fundamental que haja um projeto geral de todas as necessidades e um cronograma previsto das obras a serem realizadas, para controle de todas as ações e recursos”, afirma.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO