sábado, 27 de dezembro de 2008

EXERCÍCIO FÍSICO MELHORA SAÚDE MENTAL DO IDOSO


É certo que a atividade física traz benefícios para a qualidade de vida, mas pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz conseguiram mostrar os efeitos dos exercícios na saúde mental dos idosos.
Vencedor da categoria Saúde Mental e Emocional do Prêmio Saúde! 2008, o projeto mostrou o impacto positivo da atividade física em quadros de depressão, Alzheimer e Parkinson, doenças comuns que acometem a terceira idade.

Coordenado pela professora Dra. Andréa Camaz Deslandes, o projeto conclui que a atividade física pode ser coadjuvante na prevenção e no tratamento da depressão no idoso, por exemplo. Os resultados foram comprovados por meio de avaliação da atividade cerebral de 20 pacientes que se submeteram a um programa adequado de exercícios. Considerada um dos maiores problemas da saúde pública do mundo, a depressão acomete cerca de 20% da população mundial.

Segundo a pesquisadora, no geral, entre os benefícios da atividade física estão: melhora no condicionamento físico; diminuição da perda de massa óssea e muscular; aumento da força, coordenação e equilíbrio; redução da incapacidade funcional, da intensidade dos sintomas de depressão e das doenças físicas; e promoção da melhoria do bem-estar e do humor.

A pesquisadora espera que o tema seja ampliado para a população e, principalmente, para o sistema público de saúde. Dedicada ao estudo da relação entre saúde mental e exercícios, Andréa já está engajada em um novo projeto: os benefícios do treinamento aeróbico e do treinamento de força. Para isso, haverá um novo recrutamento de 45 pacientes em janeiro de 2009. "Ainda temos muita coisa para ser descoberta. Esse assunto é bastante recente no mundo inteiro. Estamos apenas começando a desvendá-lo", disse.

Fonte: Ketchum Estratégia

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO