CUIDADO COM O CONSUMO DO OVO CRU
Antes de oferecer ao seu filho um ovo com gema mole, leia esta matéria. Os ovos crus (em musses, maioneses, molhos, por exemplo) e mal cozidos são um risco à saúde de crianças e adultos. Isso porque nunca se sabe quais estão contaminados com a salmonela, bactéria que pode estar presente tanto na casca quanto no interior de ovos crus.
Para alertar às pessoas sobre o cuidado com o consumo desse produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe uma modificação na embalagem dos ovos, que deverão trazer duas advertências: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde” e “Mantenha os ovos preferencialmente refrigerados”.
Segundo Maria Cecília Martins Brito, diretora da Anvisa, o objetivo é explicar de maneira eficaz os riscos à saúde se esse alimento não for consumido corretamente. Ela ainda ressalta que grande parte das infecções acontece dentro de casa. “Mas não queremos estigmatizar o ovo, porque ele é um alimento importante, rico em proteínas e nutrientes. É só um alerta”, diz.
A Anvisa irá publicar, a partir da semana que vem, uma consulta pública, por 60 dias, para que as pessoas mandem críticas e sugestões do texto. Após aprovado, as novas regras devem entrar em vigor a partir de 2009. Salmonela Essa bactéria pode estar nas fezes ou na trompa uterina da galinha e leva a infecções leves, com diarréia, dor abdominal, febre, vômitos , moderadas e graves, principalmente quando as vítimas são as crianças. “O problema é o diagnóstico. Por conta da diarréia, a contaminação por salmonela pode ser confundida com outros quadros, e, geralmente, os pacientes chegam ao hospital já bastante debilitados”, diz Celso Cukier, nutrólogo e diretor do Instituto de Metabolismo e Nutrição (SP).
Algumas medidas são fundamentais para prevenir a contaminação (e a de outros produtos) com a bactéria:
- Compre ovos inspecionados, de granjas comerciais legais;
- Descarte ovos quebrados ou sujos;
- Lave bem as cascas dos ovos, com água e esponja;
- Antes e depois de mexer com os ovos, lave bem as mãos, utensílios e superfícies da pia, com água e sabão, para que outros produtos não sejam contaminados;
- Guarde os ovos sempre em locais refrigerados. Tudo bem estar na porta da geladeira;
- Mantenha os ovos crus separados de alimentos prontos;
- Cozinhe o ovo de 6 a 8 minutos;
- Não consuma maioneses, musses, molhos e outros preparos feitos com ovos crus. Hora certa Espere seu filho ter 7 meses para começar a dar algumas frações da gema do ovo cozida. “Divida o ovo em quatro e coloque uma dessas porções na hora de preparar a papinha do bebê”, diz Celso Cukier. A clara, embora excelente fonte de proteínas, deve ficar para mais tarde, a partir de 1 ano. Como o intestino da criança é ainda muito imaturo, há maior chance de provocar alergia.
Ana Paula Pontes
Fonte: Crescer
Ana Paula Pontes
Fonte: Crescer
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário