quinta-feira, 9 de outubro de 2008

DISFUNÇÃO NA TIREÓIDE


A vendedora da farmácia onde faço compras regularmente emagreceu cerca de 20 quilos em uns 7 ou 8 meses. Ela contou que está em tratamento para hipotireoidismo e estava emagrecendo naturalmente com o controle da tireóide. Ao ver esta matéria no "Jornal Hoje" desta tarde me lembrei da vendedora da farmácia. Ela que andava sempre com carinha de cansada agora está até mais bonita. Confira trechos da matéria...

Disfunção na tireóide exige tratamento por toda a vida

Problemas na tireóide são comuns. Em média, afetam cinco em cada 100 homens, no mundo. Entre as mulheres, a porcentagem é bem maior: pelo menos 20% da população feminina sofrem com o mau funcionamento da glândula responsável pela produção dos hormônios que regulam o organismo humano. “Todas as funções dos diferentes aparelhos, como o sistema digestivo e o sistema circulatório, dependem de um bom funcionamento da tireóide, inclusive o sistema nervoso central”, explica o médico Antonio Chacras, endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo. Se a glândula produz hormônio demais, o problema é hipertireoidismo; o corpo fica acelerado, como uma máquina desregulada. Se a glândula produz pouco hormônio, fica caracterizado o hipotireoidismo; tudo fica mais lento, o cansaço e o sono aumentam – e o peso também.

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida. “O paciente sempre terá que fazer um controle da tireóide uma ou duas vezes por ano, para saber se é necessário aumentar ou diminuir a dosagem do remédio”, esclarece.

Fonte: Jornal Hoje

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO